Topo

Santos usa a cabeça, vence em 5 minutos e afunda Vitória na lanterna do BR

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

06/09/2014 20h30

O Santos precisou de apenas cinco minutos para resolver um jogo que estava difícil contra o lanterna do Brasileiro, o Vitória, neste sábado, no Pacaembu. O triunfo por 3 a 1 não começou dos pés de nenhum dos três atacantes, mas da cabeça de David Braz, o zagueiro que estava bem colocado na área no segundo tempo e fez os dois gols que abriram o placar em São Paulo. Leandro Damião também deixou o seu, livre na área, depois de perder uma chance incrível, de frente para o gol. Foi um gol importante porque o Vitória acabara de fazer o seu, com Dinei, e ameaçava empatar.

O triunfo, no primeiro jogo de Enderson Moreira no comando da equipe, deixa o Santos com 26 pontos, voltando a figurar entre os dez primeiros da competição. O clube voltará a campo na quarta-feira, contra o Sport, em Pernambuco.

Fases do jogo: O principal problema santista, que ficou claro logo de cara, foi a dificuldade de reter a posse de bola. Houve muitos erros de passe e afobação na conclusão das jogadas, o que ficou provado no intervalo, quando chegou a informação de que o Vitória dominou o jogo com mais de 60% do tempo com a bola nos pés. Os próprios santistas saíram de campo reclamando que a equipe deveria tentar ficar mais com a posse para pensar melhor suas jogadas. No primeiro tempo, as principais chances foram do time visitante, mas o goleiro Aranha estava seguro e evitou o gol.

O Santos começou o segundo tempo de um jeito completamente diferente, abusando da velocidade de Gabriel. No primeiro lance, um escanteio encontrou a cabeça de David Braz na área e ele não teve dificuldade para abrir o placar. Poucos minutos depois, o time conseguiu fazer uma espécie de linha de passe aérea e achou a cabeça de David Braz novamente: 2 a 0. A desvantagem fez o técnico Ney Franco chamar o Vitória para cima e tentar assustar mais Aranha. O gol de Dinei deu alguma esperança à torcida visitante, mas o Santos continuou melhor, fez o terceiro com Damião e passou o resto do tempo apenas controlando o jogo.

O melhor: David Braz. Com a ineficiência do ataque, coube ao zagueiro David Braz resolver o jogo. Ele fez os dois primeiros gols, ambos de cabeça, ambos depois de se posicionar muito bem na área, e tornou a partida tranquila para o time da casa.

O pior: Thiago Ribeiro. O atacante não conseguiu dar continuidade a jogadas ofensivas do Santos, errou passes e jogou mal posicionado. Foi substituído no meio do segundo tempo e saiu vaiado pela torcida. Leandro Damião chegou a perder um gol incrível e também esteve apagado a maior parte do tempo. Mas depois mostrou bom posicionamento e deixou o seu ao completar para as redes, livre na área.

Chave do jogo: O jogo aéreo. Quando a partida se mostrava difícil pelo chão, o Santos usou a cabeça para furar a defesa baiana. Os dois gols no começo do segundo tempo mostraram que os santistas jogam sabem trabalhar com calma e entrosamento pelo alto. David Braz fez os dois após receber passes, também de cabeça, de seus companheiros dentro da área.

Toque dos técnicos: A surpreendente demissão de Oswaldo de Oliveira e o rápido acerto com Enderson Moreira não mostraram um efeito prático na melhora do estilo de jogo da equipe. O Santos mostrou problemas na criação de jogadas e poucas alternativas ofensivas, mesmo com três atacantes em campo.

Para lembrar:

Aranha. Foi o primeiro jogo do goleiro junto a sua torcida após ele sofrer agressões racistas em um duelo contra o Grêmio na semana passada. Ele recebeu apoio dos santistas que compareceram ao Pacaembu.

Leandro Damião aplaudido. Considerado por muitos o pivô da demissão de Oswaldo de Oliveira (que o deixava no banco de reservas), o atacante ganhou uma chance no time titular com Enderson Moreira. Ele não fez uma boa partida, mas marcou gol e saiu de campo aplaudido pela torcida.

Amarelão. O árbitro Felipe Gomes já tinha distribuído três cartões amarelos para jogadores do Vitória antes dos 20 minutos de jogo. Sobrou até para o zagueiro Matheus, que nem jogando estava e recebeu um cartão no banco de reservas por reclamação. No segundo tempo, o juiz mostrou alguma insegurança ao inverter uma marcação depois de ser pressionado pelos jogadores rubro-negros.

Crise. A derrota em São Paulo aprofunda a crise no Vitória, que amarga a lanterna do Brasileiro, com apenas 16 pontos. A torcida rubro-negra, que já havia feito protestos no meio da semana, deve acirrá-los nos próximos dias.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 3 X 1 VITÓRIA

Campeonato Brasileiro
Data: 06 de setembro de 2014, às 18h30
Local: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Rafael Trombeta (ambos do PR)
Gols: David Braz, a 1min e aos 6min, Leandro Damião aos 29min do 2º tempo (Santos); Dinei, aos 19min (Vitória)
Cartões amarelos: Nino, Luiz Gustavo, Matheus, Gatito Fernandez, Ednei e Juan (Vitória); Edu Dracena (Santos)
Público: 16.684 pessoas

Santos
Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Zé Carlos; Arouca, Souza e Lucas Lima; Gabriel (Alan Santos), Leandro Damião (Geuvânino) e Thiago Ribeiro (Rildo).
Técnico: Enderson Moreira

Vitória
Gatito Fernandéz, Nino, Luiz Gustavo, Ednei e Juan; Neto Coruja, Richarlyson (Guillermo), Willie e Marcinho; Dinei e Caio (Luiz Aguiar).
Técnico: Ney Franco