Bahia vence, acaba com jejum e deixa Criciúma mais próximo do rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Bahia mostrou que ainda pode escapar do rebaixamento ao derrotar o Criciúma por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Heriberto Hülse, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o gol marcado por Guilherme Santos, a equipe visitante acabou com a série de quatro derrotas seguidas e manteve vivo o sonho de seguir na elite do futebol nacional.

Por outro lado, os donos da casa acumularam o sétimo resultado negativo seguido e tem pouca chance de evitar a "degola." A equipe só pode chegar aos 39 pontos até o fim do Brasileirão e o rebaixamento pode ser decretado no final de semana.

Fases do jogo:

A partida começou com o Bahia tentando pressionar o Criciúma e não pareceu intimidado com o fato da partida ser fora de casa. O torcedor da equipe mandante demonstrava pouca paciência a cada erro do time catarinense e passou a hostilizar alguns atletas logo no início.

A primeira boa chance aconteceu, aos sete, com Galhardo. O meio-campo cobrou escanteio com efeito e Bruno evitou o gol olímpico. A equipe visitante iniciou bem a partida, mas o Criciúma encaixou melhor sua marcação e tentou manter sua posse de bola. A resposta veio, aos 17, quando Ricardinho finalizou de longe e assustou Marcelo Lomba.

Os donos da casa demonstravam maior controle de bola e tentavam armar jogadas. No entanto, os erros atrapalhavam a equipe. Cleber Santana perdeu um gol incrível, aos 32, quando recebeu lançamento longo de Ricardinho, limpou o lance e finalizou para fora.

O ritmo da partida caiu nos dez minutos finais, mas ainda deu tempo para Galhardo desperdiçar sua oportunidade, aos 47, ao ficar na frente de Bruno. O primeiro tempo terminou empatado por 0 a 0.

O segundo tempo iniciou equilibrado e marcado principalmente pelos protestos da torcida do Criciúma. O Bahia atuava mais recuado e precisou de apenas seis minutos para abrir o placar. O meia Guilherme Santos arrancou em velocidade e acertou um chute violento para vencer Bruno. O gol foi a senha para os torcedores do Criciúma aplaudirem ironicamente a equipe e seguiam protestando.

O Criciúma tentava reagir e esbarrava na parte técnica. Com uma equipe mais organizada, o Bahia criava boas oportunidades e se aproximou do segundo gol.
 
O melhor:
Guilherme Santos.
O meia apareceu nas principais jogadas ofensivas do Bahia e ainda teve a felicidade de acertar um potente chute no gol da equipe visitante.

O pior:
Cleber Santana.
O meia do Criciúma esteve longe do jogador decisivo de outros tempos e ainda perdeu um gol incrível no primeiro tempo.

Chave do jogo:
O Bahia marcou bem o Criciúma e mesmo atuando fora de casa conseguiu mostrar mais organização e venceu com propriedade.

Para lembrar:

Protestos.
A torcida do Criciúma passou boa parte da partida hostilizando os jogadores e gritou diversas vezes que o time é "Sem vergonha." No início do segundo tempo alguns tentaram estender uma faixa, mas foram contidos pelos seguranças.

Suspenso. O atacante Souza levou o terceiro cartão amarelo na noite desta quarta-feira e desfalca a equipe catarinense na próxima partida.

Próxima rodada. O Bahia volta a jogar no sábado, às 21h, quando enfrenta o Atlético-PR, na Fonte Nova. Por outro lado, o Criciúma visita o Flamengo, domingo, às 17h, no Castelão (MA).


CRICIÚMA 0 x 1 BAHIA

Data:
19/11/2014 (quarta-feira)
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Público: 4.751 presentes
Renda: R$ 48.900,00
Cartões amarelos: Bruno Lopes, Souza, João Vitor e Cortez (Criciúma); Railan (Bahia)
Gol: Guilherme Santos, aos seis minutos do segundo tempo

CRICIÚMA
Bruno; Maicon Silva (Rafael Costa), Rafael Pereira, Fábio Ferreira e Cortez; Serginho, Ricardinho (Andrew), João Vitor e Cleber Santana; Bruno Lopes (Kalil) e Souza
Técnico: Toninho Cecílio

BAHIA
Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Bruno Paulista (Feijão), Rafael Galhardo (William Barbio) e Guilherme Santos; Kieza (Henrique)
Técnico: Charles Fabian

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos