Topo

Santos e Atlético-PR cumprem tabela em reencontro de 'mestre e pupilos'

Claudinei Oliveira revelou muitos atletas no comando do Santos no ano passado - Friedemann Vogel/Getty Images
Claudinei Oliveira revelou muitos atletas no comando do Santos no ano passado Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

19/11/2014 06h00

Santos e Atlético-PR possuem 46 pontos ganhos e apenas cumprem tabela no duelo desta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. No meio da tabela, longe do grupo que classifica para a Copa Libertadores da América e também distante da zona de rebaixamento, os dois times realizam o duelo do "mestre contra os seus pupilos".

Isso porque a partida marca o reencontro das revelações santistas com o técnico Claudinei Oliveira. O atual treinador do Furacão foi o responsável por promover diversos Meninos da Vila nos últimos anos. Entre eles, Gabriel Barbosa, Alison e Gustavo Henrique, que estão relacionados para o jogo desta quarta, além de Geuvânio e Jubal, que se recuperam de lesões.

Claudinei Oliveira foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Santos em 2013. No mesmo ano, o treinador comandou a equipe principal no Campeonato Brasileiro no lugar do então demitido Muricy Ramalho e, por isso, teve a oportunidade de promover uma nova safra de Meninos da Vila.

Após deixar o Santos, Claudinei comandou Goiás e Paraná antes de assumir o Atlético-PR. O treinador foi aprovado no Furacão. Nesta semana, ele renovou contrato até o fim de 2015. Em 16 jogos, somou 22 pontos. Conseguiu, recentemente, uma série de três vitórias consecutivas no Brasileiro.

O Santos, por sua vez, não vence há sete jogos e alcançou a pior sequência na temporada. A equipe santista não vence desde o dia 19 de outubro, quando derrotou o Palmeiras por 3 a 1. Se não bastasse, uma derrota pode piorar muito a rejeição de dirigentes e torcedores em relação ao técnico Enderson Moreira.

O atacante Leandro Damião foi testado no time titular na vaga de Gabriel Barbosa em treino tático na última terça-feira, no CT Rei Pelé, e pode ser a principal novidade do Santos.

O camisa 9 não é titular desde o último dia 25, quando o Santos enfrentou a Chapecoense pela 31ª rodada da competição, com um time alternativo. Atualmente, o reforço mais caro da história do clube (custou R$ 42 milhões) virou a sexta opção do ataque santista, ficando atrás de Robinho, Gabriel, Rildo, Thiago Ribeiro e até do jovem Jorge Eduardo. Sem contar que o titular Geuvânio está lesionado.

O técnico santista ainda promoveu mais quatro alterações na equipe titular, duas delas por opção tática e técnica. Neto e Souza ganharam as posições de Bruno Uvini e Rildo, respectivamente.

Além disso, os titulares Edu Dracena e Arouca voltam ao time contra os paranaenses. O capitão santista cumpriu suspensão contra o Cruzeiro, enquanto o camisa 5 desfalcou a equipe por causa de uma amigdalite.

FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO-PR X SANTOS

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 19 de novembro de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO-CBF-2)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO-ESP-1) e Janette Mara Arcanjo (MG-FIFA)

ATLÉTICO- PR: Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Natanael; Deivid, Paulinho Dias (Hernani), Bady (Nathan) e Marcos Guilherme; Cléo (Dellatorre) e Marcelo.
Técnico: Claudinei Oliveira

SANTOS: Aranha, Cicinho, Neto, Edu Dracena e Caju; Alison, Arouca, Souza e Lucas Lima; Robinho e Leandro Damião.
Técnico: Enderson Moreira