Topo

Ameaçados, Figueirense e Vitória tentam se manter longe da "degola"

Jefferson pinta como uma das possíveis mudanças do Figueirense para o jogo deste domingo - Cristiano Andujar/Getty Images
Jefferson pinta como uma das possíveis mudanças do Figueirense para o jogo deste domingo Imagem: Cristiano Andujar/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/11/2014 06h00

Lutando para evitar o rebaixamento, Figueirense e Vitória se enfrentam neste domingo, às 17h, no Orlando Scarpelli, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os catarinenses estão em uma situação mais tranquila porque uma vitória deixar a equipe encaminhada para permanecer na Série A.

Por outro lado, o Vitória está próximo das últimas posições e iniciou a rodada fora da “turma da degola” por conta dos critérios de desempate porque tem os mesmos 38 pontos do Vitória.

O Figueirense derrotou o Botafogo por 1 a 0, quarta, em São Januário, e entra em campo mais motivado. A equipe tem 43 pontos e tem mais chance de permanecer na elite do futebol nacional.

Em relação ao time, o zagueiro Marquinhos se machucou logo no início da última partida. Ele foi substituído por Nirley, aos quatro minutos da primeira etapa. Essa mexida deve ser mantida para o jogo de logo mais.

Ele chegou a ser dúvida para a partida porque estava com uma tendinite no tornozelo esquerdo. Mesmo assim, o técnico Argel Fucks assegura que ele tinha condições de atuar.

“Estou pensando duas vezes em colocar o Marquinhos. Ele está com um problema no tendão e vinha de uma lesão. Porém, o jogador queria atuar e demos confiança", disse o técnico Argel Fucks.

“Eu não me preocupo com a lesão do Marquinhos porque nós temos o Nirley. Ele passa confiança e essa situação mostra que temos um grupo forte", encerrou.

Por outro lado, o treinador conta com o retorno de Jefferson. Desta forma, a tendência é que Denner fique como opção no banco de reservas.

O Vitória encontra-se na 16ª posição e não pode pensar em tropeçar se quiser seguir fora da zona de rebaixamento. Existe uma boa possibilidade da equipe que empatou com o Coritiba por 1 a 1, no Barradão, ser mantida.

A única mudança será o retorno de Richarlyson no lugar do volante José Welison, suspenso. Dinei, que sentiu dores musculares e foi poupado dos treinos, foi relacionado e não será problema para Ney Franco escalar o Vitória. Por fim, Luiz Gustavo, com um trauma no joelho, segue fora por mais uma rodada.

“A gente não pode ficar contando com esses matemáticos e as somas meio doidas. Nós temos três decisões. Vamos respeitar [os adversários], mas sabendo que temos que fazer nosso dever de casa. Eu não fico contando com o ovo da galinha antes de ser chocado, pois futebol tem dessas coisas. Quem imaginaria que a Chapecoense, como todo respeito ao time, iria ganhar de 4 a 1 para o Fluminense, que briga por uma vaga no G-4”, encerrou.

FIGUEIRENSE x VITÓRIA

Data: 23/11/2014 (domingo)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Transmissão na TV: PFC
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Márcio Gleidson Correia Dias (PA)

FIGUEIRENSE
Tiago Volpi, Willian Cordeiro, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Jefferson, França, Marco Antonio e Felipe; Pablo e Marcão
Técnico: Argel Fucks

VITÓRIA
Wilson; Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Mansur; Adriano (Juan), Cáceres, Richarlyson e Marcinho; Vinicius e Dinei (Edno)
Técnico: Ney Franco