Topo

Sem interesse, Fla pega Vitória em Manaus sob observação de desesperados

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/11/2014 06h03

O Flamengo só cumpre tabela no Campeonato Brasileiro, mas o jogo contra o Vitória ganhou contornos importantes para os times que brigam na parte de baixo da tabela. A partir das 21h deste sábado, em Manaus, o time de Vanderlei Luxemburgo enfrenta os baianos – que está no grupo de desesperados. Desinteressados em uma partida que já não muda o seu destino, os cariocas jogam sob observação dos demais clubes que ocupam a zona de rebaixamento ou tentam se afastar da degola.

Um triunfo do Vitória seria capaz de rebaixar Botafogo e Bahia, que jogarão somente no domingo. O Palmeiras também se preocupa com o duelo na Arena Amazônia, já que visita o Internacional às 19h30 do sábado. Se for derrotado, o time paulista corre risco de entrar na zona de rebaixamento para a disputa da última rodada do Brasileirão.

Antes do início da 37ª rodada do torneio, o Palmeiras aparece na 16ª posição (com 39 pontos). Na sequência e na degola neste momento, aparecem Vitória (38), Bahia (34) e Botafogo (33) – o Criciúma já está rebaixado.

O Flamengo, então, surge como peça fundamental para dar sobrevida aos times que ainda mantêm esperanças de fugir da queda para a Série B. Toda a importância que o duelo tomou por conta do interesse de times desesperados não comove Luxemburgo, que faz pouco caso com os que temem um fracasso do Flamengo contra o Vitória.

“Não é obrigação de o Flamengo jogar com o time titular porque o Palmeiras tem interesse no resultado. Que tivesse competência para não estar onde está. É um problema do campeonato. Se não quiserem que seja assim, que mudem a fórmula”, ironizou o treinador flamenguista.

Ainda que entenda o pouco interesse do Flamengo no jogo, Luxa pede um time focado e colocará em campo o que tem de melhor. “Não jogamos nada nos dois últimos jogos. Depois da permanência garantida, houve uma desconcentração e temos que dar uma resposta”, cobrou.

O Vitória, do técnico Ney Franco, entra em campo pressionado. Triunfos dos times que estão à sua frente na tabela podem colocar a equipe na Série B já nesta rodada. O fato de conhecer o Flamengo faz o treinador ganhar argumentos para apostar na conquista dos três pontos em Manaus.

O treinador não terá os atacantes Edno e Vinícius, ambos suspensos. Mesmo precisando vencer, Ney optou por reforçar o meio-campo com a entrada de Neto Coruja. O volante não joga desde o dia 11 de setembro, quando a equipe passou pelo Internacional por 2 a 0, no Barradão. Ele estava se recuperando de uma lesão muscular.

O goleiro Wilson viajou com o grupo para Manaus, mas deverá ficar no banco de reservas. Ele ficou fora do último jogo por conta de dores no ombro.

"Estamos trabalhando para manter o Vitória na Série A. Mesmo sob pressão, estamos trabalhando com equilíbrio. Nós não tivemos problemas disciplinares e os jogadores não jogaram a toalha. O grupo está focado e esperamos colocar isso em prática na próxima partida", analisou Ney Franco ao Bahia Notícias.

FLAMENGO X VITÓRIA

Data/hora: 29/11/2014, às 21h (de Brasília)
Local: Arena Amazônia, em Manaus (AM)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)

FLAMENGO
Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Marcelo e João Paulo; Cáceres, Canteros, Márcio Araújo e Everton; Élton e Nixon
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VITÓRIA
Júnior Fernández (Wilson); Nino Paraíba, Kadu, Ednei e Richarlyson; Cáceres, Neto Coruja, José Welison, Escudero e Marcinho; Dinei
Técnico: Ney Franco