Corinthians bate Criciúma, mas vê Inter vencer e jogará pré-Libertadores

Do UOL, em São Paulo

O Corinthians desperdiçou chances, viu Malcom perder gol incrível, mas contou com o apoio da torcida e venceu o Criciúma por 2 a 1 na tarde deste sábado (6) no Itaquerão, na última rodada do Campeonato Brasileiro. 

O triunfo, que teve gols de Elias e Fábio Santos, com desconto de Roger Guedes, não foi suficiente para tirar o time da pré-Libertadores. Agora, o alvinegro relembra o caso "Tolima" e precisará vencer o mata-mata contra outra equipe colombiana, ainda indefinida, para ir à fase de grupos.

Com gol aos 50 minutos do 2º tempo, o Internacional também venceu o Figueirense por 2 a 1 e ficou com a 3ª colocação, deixando a equipe paulista na 4ª do Brasileirão. Os dois têm 69 pontos e o desempate é feito em número de vitórias. Já o Criciúma, que já estava rebaixado, termina o ano de uma maneira melancólica, com mais uma derrota. 

Fases do jogo: O Corinthians iniciou a partida pressionando bastante o Criciúma. Com 20 minutos, a bola já havia tocado duas vezes nas traves do Criciúma, todas com a participação de Guerrero. A pressão deu resultado, e Elias, em posição duvidosa, abriu o placar aos 26 minutos, com boa jogada de Petros e Renato Augusto. Logo em seguida, os visitantes resolveram responder e colocaram a bola para dentro das redes alvinegras logo na primeira oportunidade criada. A arbitragem anulou em outro lance discutível.

No segundo tempo, o Corinthians já voltou com Malcom pressionando. O jovem terminou bem a primeira etapa e, logo no primeiro minuto no recomeço da partida, ele fez boa jogada pela direita e chutou perto de Édson. Aos 15, em mais uma das chegadas isoladas dos visitantes, Cássio foi batido e, dessa vez, o gol foi confirmado pelo juiz. O goleiro, aliás, teve participação fundamental ao sair errado do gol em cruzamento e facilitando para que Roger Guedes ganhasse de Fábio Santos.

A pressão do Criciúma passou a aumentar e a preocupar o torcedor corintiano, que contava com a vitória do Figueirense para ficar em terceiro mesmo com o tropeço. A chance de carimbar a vaga direta como 3º colocado surgiu dos pés de Malcom, que errou gol incrível com o gol aberto. Ele acertou a parte inferior do travessão. A torcida se desesperou e quando começava a reclamar foi presenteada com uma belíssima triangulação entre Danilo, Guerrero e Fábio Santos, para o lateral esquerdo chutar e fazer o gol da vitória.

O melhor: Renato Augusto. Meia mostrou que terminou a temporada em ascensão, fez mais uma bela apresentação no Itaquerão e dá esperança ao corintiano para 2015

O pior: Lucca. O atacante que já foi dado como grande promessa decepcionou. Jogou mal, quase não recebeu a bola. É bem verdade que pouco foi ajudado pelos companheiros.

Para lembrar:
Adeus, Mano! Esse jogo pode ter marcado a despedida de Mano Menezes. O treinador tem contrato até o fim do ano e não continuará por opção da diretoria.

Nos acréscimos. A torcida corintiana comemorava o resultado do jogo do Internacional pelo telão, mas, nos acréscimos se decepcionou com o gol do Internacional.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 CRICIÚMA

Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Data: 6 de dezembro de 2014, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Público total: 38.413
Renda: R$ 2.753.362,50.
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva - PA (ASP-FIFA)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios - SE (FIFA) e Marcio Gleidson Correia Dias - PA (ASP-FIFA)
Cartões amarelos: Elias e Petros (COR); Rafael Pereira e Barreto (CRI)
Gols: Elias, aos 26 minutos do 1º tempo; Roger Guedes, aos 15 minutos do 2º tempo; Fábio Santos, aos 26 minutos do 2º tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fágner, Anderson Martins, Felipe e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Danilo) e Renato Augusto; Malcom (Jadson) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

CRICIÚMA: Bruno (Edson); Maicon Silva, Iago Maidana, Joílson e Giovanni; Barreto, Rafael Pereira e Ricardinho (Douglas Moreira); Roger Guedes, Gustavo (Gabriel) e Lucca
Técnico: Luizinho Vieira

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos