Topo

Palmeiras fez pontuação de rebaixado dos últimos 7 anos de Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 20h23

O Palmeiras comemorou a permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mas foi no sufoco. O clube se salvou com 40 pontos, a pontuação mais baixa obtida para se salvar do rebaixamento nos últimos sete anos. Com isso, o Palmeiras quebra o recorde que pertencia ao Atlético-GO, que em 2010 ficou na elite com 42 pontos e só não caiu por ter vencido mais jogos que o Vitória.

Nos demais anos, a pontuação sempre foi de 43, do Cruzeiro em 2011, para cima. Em 2009, o Fluminense teve a maior pontuação ao fugir da queda com 46 pontos, um a mais que o rebaixado Coritiba.

Se levarmos em consideração todos os campeonatos desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter 20 clubes, o Palmeiras teria sido rebaixado em quase todos os torneios.

A exceção fica por conta da competição de 2006, que a Ponte Preta, o melhor posicionado entre os rebaixados, teve 39 pontos.

Nos demais anos, ao menos um clube foi rebaixado com mais pontos conquistados do que o Palmeiras nesta temporada, casos de Corinthians, Figueirense, Coritiba, Vitória, Atlético-PR, Sport e Portuguesa entre 2007 e 2013.

Essa pontuação poderia rebaixar o Palmeiras neste ano caso o Vitória tivesse vencido sua última partida no Brasileirão. Mas, em Salvador, o clube foi derrotado pelo Santos por 1 a 0.