Topo

Santos marca no fim, rebaixa Vitória e livra Palmeiras da degola

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 18h59

O Vitória está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. No Barradão, neste domingo, o Santos venceu o time baiano por 1 a 0, em partida em que faltou vibração e qualidade para os mandantes escaparem da degola. A vitória santista, com gol de Thiago Ribeiro nos acréscimos, impediu a queda do Palmeiras, que empatou contra o Atlético-PR.

Com 38 pontos, o Vitória termina assim o Campeonato Brasileiro na 17ª posição e rebaixado ao lado do rival Bahia. O Santos, que acabou em nono lugar, somou 53 pontos na competição.

Fases do jogo: Foi por caprichos do futebol, e incompetência dos jogadores da frente, que a bola não balançou as redes já no primeiro tempo da partida no Barradão. Cheio de espaços para seus quatro mais ofensivos, o Santos chegou à frente em cinco ocasiões na etapa inicial. E mesmo assim falhou em todas.

Leandro Damião, que vinha de dois gols marcados sobre o Botafogo, furou dentro da grande área aos 5min. Thiago Ribeiro, por sua vez, teve três possibilidades. Em uma, parou em Fernández. Na outra, repetiu Damião e furou. Na terceira, cabeceou sobre a trave. Gabriel, por sua vez, teve a melhor chance, mas acertou o travessão em chute forte.

Já o Vitória, cheio de espaços na defesa e sem conseguir envolver na frente, levou perigo graças às finalizações de média e longa distância. Ayrton bateu firme de longe e parou em Aranha. Marcinho, o mais lúcido na equipe baiana, assustou em duas jogadas do tipo. Na primeira, a bola passou rente à trave. Na segunda, o goleiro santista segurou.

Na etapa final, o preparo físico do Vitória se mostrou um inimigo na luta pela permanência na primeira divisão. O time da casa voltou do vestiário sem pernas e também sem muita vontade. Só mesmo após mexidas de Ney Franco, com Juan, Willie e Guillermo Beltrán, alguma possibilidade foi criada. Mesmo assim, somente na base do abafa, enquanto Damião vacilou diante de Fernández em um contragolpe.

Já no fim, com o Vitória completamente entregue, o Santos tirou o zero do marcador. Thiago Ribeiro iniciou a jogada, recebeu de volta dentro da área e chutou de pé direito para vencer Gatito Fernández e decretar, de uma vez por todas, a queda do time baiano.

O melhor: Aranha. O goleiro santista fez boas intervenções e mostrou segurança.

O pior: Kadu. Inseguro na defesa, o zagueiro do Vitória ainda atrapalhou em ótima chance da equipe na bola aérea.

O toque dos técnicos: Enderson, que corre risco considerável de deixar o Santos, manteve a essência da equipe e priorizou a juventude e a parte ofensiva no Barradão. Ney Franco, em uma das piores temporadas de sua carreira, não conseguiu fazer o Vitória jogar com vibração. O time baiano foi frio e desorganizado na rodada final.

Chave do jogo: Falta de vibração do Vitória. A equipe baiana mostrou pouca vontade em escapar do rebaixamento e a própria torcida compareceu em número pequeno ao Barradão.

Para lembrar

Pingue-pongue: Nas últimas dez edições do Brasileiro, o Vitória ficou fora da elite em cinco e disputou até a Série C em 2006.

Sem presidente: O Santos deveria jogar neste domingo com presidente novo, mas as eleições do clube foram suspensas por irregularidades no sábado.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA x SANTOS

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 7 de dezembro de 2014, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Asp Fifa - RS)
Assistentes: Fábio Pereira (Fifa - TO) e Rafael da Silva Alves (Fifa - RS)
Cartão amarelo: Alisson (Santos)
Gol: Thiago Ribeiro, aos 49min do segundo tempo

VITÓRIA: Gatito Fernández; Ayrton, Kadu, Ednei e Richarlyson; José Welison, Neto Coruja e Cáceres (Willie); Marcinho (Juan), Vinícius (Beltrán) e Edno.
Treinador: Ney Franco

SANTOS: Aranha; Daniel Guedes (Serginho), Neto, David Braz e Caju; Alisson, Renato (Alan Santos) e Lucas Lima; Gabriel (Cicinho), Leandro Damião e Thiago Ribeiro.
Treinador: Enderson Moreira