Na estreia de Luxa, Cruzeiro bate Flamengo e vence a 1ª no Brasileiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

Vanderlei Luxemburgo não teve nenhum dia sequer para treinar o elenco antes de seu primeiro jogo como técnico do Cruzeiro. Entretanto, na estreia do substituto de Marcelo Oliveira, o atual bicampeão nacional venceu o Flamengo, por 1 a 0, no Mineirão, com gol do zagueiro Manoel. A partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro marcou o reencontro do comandante com o seu ex-clube.

Com o resultado obtido na noite desta quarta-feira, o time de Belo Horizonte alcançou a sua primeira vitória na principal edição nacional e, pela primeira vez, desde o início do torneio, deixou a zona de rebaixamento.

O Flamengo, por sua vez, segue na região mais incômoda tabela. Cristóvão Borges, anunciado como substituto de Luxemburgo há pouco mais de uma semana, ainda não obteve uma vitória à frente da equipe da Gávea.

Ficha técnica
Cruzeiro x Flamengo

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 3/6/2015 (quarta-feira)
Horário: 22h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

Gol: Manoel – 32'/2ºT (1-0)

Cartão amarelo: Bruno Rodrigo, Manoel (Cruzeiro); Alecsandro, Everton (Flamengo)

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Manoel e Pará; Charles, Henrique, Marquinhos e Gabriel Xavier (Alisson); Willian (Allano) e Leandro Damião (Henrique Dourado).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Flamengo
Paulo Victor; Pará, Samir, Wallace e Anderson Pico (Luiz Antonio); Jonas, Marcio Araujo (Eduardo da Silva) e Everton; Marcelo Cirino (Gabriel), Paulinho e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges.

Fases do jogo

  • Primeiro tempoSobrou transpiração, faltou inspiração. Cruzeiro e Flamengo correram bastante e até tentaram balançar as redes, mesmo que em finalizações de longa distância. Contudo, não tiveram um primeiro tempo de sucesso e sem oportunidades tão claras. O grande destaque da primeira etapa foi o goleiro Paulo Victor, do visitante. O camisa 48 fez duas ótimas defesas, em finalização de Henrique da intermediária, e em tentativa de jogada individual de Marquinhos, impedindo qualquer possibilidade de abrir o placar no tempo inicial.
  • Segundo tempoNa volta do intervalo, as equipes não mantiveram o mesmo ímpeto. Pelo contrário. Foram bem menos intensas e incisivas. Mas o Cruzeiro alcançou um gol em cobrança de escanteio. O zagueiro Manoel se deslocou bem dentro da área e aproveitou cruzamento de Alisson para assegurar o triunfo do mandante.

Destaques

  • Falta um camisa 10?A carência pela contratação de um meia-atacante que possa pensar o jogo não é exclusividade do Cruzeiro. O Flamengo também sente a ausência de um atleta com este perfil. Os setores de criação de ambas as equipes pareciam um deserto, sem nomes capazes de deixar os companheiros em boas condições de marcar.
  • Que goleiraçoPaulo Victor, goleiro do Flamengo, não foi tão exigido, mas quando teve que salvar a sua equipe, ele não titubeou e impediu duas ótimas jogadas do Cruzeiro, sobretudo as finalizações de Henrique e Marquinhos. Ambas ocorreram na primeira etapa do compromisso.

Melhores

  • Manoel, CruzeiroO zagueiro Manoel mostrou que é um grande cabeceador e apareceu para marcar após escanteio cobrado por Alisson. Defensivamente, ele fez boa partida e impediu as investidas de Alecsandro e Marcelo Cirino, atacantes do Flamengo que mais incomodaram a retaguarda do mandante.

Piores

  • Samir, FlamengoSamir falhou no lance que acarretou no único gol do Cruzeiro na partida desta noite, disputada no Mineirão. Ele deixou o zagueiro Manoel cabecear sozinho e estufar a rede defendida por Paulo Victor.

Próximos Jogos - Cruzeiro

  1. Cruzeiro CRU
    Patrocinense CAP
  2. Cruzeiro CRU
    Atlético-MG CAM
  3. Boa Esporte Clube BOA
    Cruzeiro CRU
  4. Villa Nova-MG VMG
    Cruzeiro CRU
  5. Cruzeiro CRU
    Tupynambás TPY

Próximos Jogos - Flamengo

  1. Flamengo FLA
    Bangu BAN
  2. Resende RES
    Flamengo FLA
  3. Botafogo BOT
    Flamengo FLA
  4. Flamengo FLA
    Boavista-RJ BOV
  5. Flamengo FLA
    Cabofriense CAB

UOL Cursos Online

Todos os cursos