Topo

Fluminense anuncia venda de Kenedy e atacante deve ser repassado ao Chelsea

Kenedy começou a se firmar entre os profissionais do Fluminense neste ano - Nelson Perez/Fluminense FC
Kenedy começou a se firmar entre os profissionais do Fluminense neste ano Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/06/2015 17h22Atualizada em 28/06/2015 19h11

O Fluminense anunciou na tarde desta sexta-feira (26) a venda do atacante Kenedy a um grupo de investidores ligado ao Chelsea, da Inglaterra. Aos 19 anos, o atleta já não faz mais parte do elenco tricolor. O UOL Esporte apurou que transação custou 10 milhões de dólares (cerca de R$ 32 milhões) a empresários que pretendem repassá-lo ao time europeu. O jogador é uma das principais revelações das categorias de base do clube das Laranjeiras.

O Tricolor deve ficar com 55% do valor total (cerca de R$ 17 milhões), percentual que detinha dos direitos econômicos do atleta e também teve como compensação o pagamento por parte dos empresários das últimas parcelas relativas à aquisição do volante Edson, que tem contrato de três anos com o Fluminense.

Kenedy está no radar de clubes europeus desde 2013, quando foi um dos destaques do Fluminense na conquista do título da Al Kass Cup, torneio no Qatar que reuniu clubes como Real Madri e PSG. Ele, no entanto, só começou a se destacar entre os profissionais no começo desta temporada, ao lado do meia Gérson.

O Fluminense teve outras propostas de Liverpool, Barcelona e Borussia Dortmund-ALE, mas foi seduzido pela proposta do Chelsea. O clube inglês tentava a contratação do atacante desde o começo do ano e quase chegou a fechar o negócio na ocasião, mas a transação acabou não acontecendo.

Kenedy defendeu o Fluminense em 42 oportunidades e marcou cinco gols desde 2013, quando estreou nos profissionais. Destaque no início da temporada, o jogador foi convocado pela seleção brasileira  para o Mundial sub-20, mas acabou cortado da competição após uma apendicite. A recuperação foi longa e ele só voltou a treinar nesta semana, dias antes de ser negociado com o Chelsea.

O atacante teve início polêmico no Fluminense apesar da fama de promessa que carregava desde as categorias de base. Em 2014, Kenedy mandou a torcida se calar após marcar o último gol do empate por 3 a 3 com o Cruzeiro nos minutos finais da partida no Maracanã. Somente neste ano o jogador caiu nas graças dos tricolores, principalmente ao lado do companheiro Gérson, outro atleta na mira dos europeus.

Já a aquisição do volante Edson estava acertada há pouco mais de um mês, mas o Fluminense anunciou nesta sexta que quitou as últimas parcelas referentes à compra do jogador. O jogador chegou em 2014 como aposta vinda do São Bernardo-SP e agradou os dirigentes tricolores, que decidiram prorrogar sua permanência nas Laranjeiras.