Topo

Luxemburgo: torcedor do Cruzeiro vem ao estádio quando o time está voando

Do UOL, em Belo Horizonte

19/07/2015 21h53

O Mineirão não estava cheio, pelo contrário, mas os pouco mais de 13 mil pagantes vaiaram bastante o time e cobraram muito a diretoria do Cruzeiro depois que o atacante André Lima empatou o jogo, já nos minutos finais. O resultado de 1 a 1 apenas despertou uma pressão que vem das arquibancadas desde a época do técnico Marcelo Oliveira.

Na visão do torcedor a diretoria deixou a desejar na montagem do elenco para a temporada 2015. Tanto o tal falado meia não chegou. No entanto, estádio vazio e vaias da torcida do Cruzeiro não surpreendem o técnico Vanderlei Luxemburgo. Na segunda passagem pela Toca da Raposa, o treinador lembra que isso é uma característica da torcida celeste.

“O torcedor do Cruzeiro é: o time está voando, vem 40, 50 mil torcedores aqui e está bem. Quando está ruim, eles...É uma característica deles, desde 2003, quando trabalhei aqui, não é diferente. Tem que chamar a torcida para o jogo é jogando bem, com resultados. Enquanto estiver assim vamos ter que sofrer. E os jogadores vão ter de amadurecer no desconforto das cobranças. Mas acho isso bom, o torcedor vai vaiar e não incentivar. Aí a gente vai ter que jogar, não tem como ser diferente”.

Dos sete jogos que o Cruzeiro disputou como mandante, seis foram no Mineirão. Somente contra a Chapecoense o público foi superior a 15 mil pagantes. Naquela ocasião, num domingo pela manhã, mais de 33 mil pessoas foram ao Gigante da Pampulha. Nas demais partidas, contra Ponte Preta, Flamengo, Atlético-PR, Goiás e Avaí, o público pagante variou entre 7 e 13 mil torcedores.

Para trazer o cruzeirense de volta ao Mineirão e contar com o apoio, Luxemburgo diz não ter receita, mas sabe o que fazer. É manter o trabalho que desenvolvido na Toca da Raposa. “É continuar a trabalhar. Não trabalhar mais, apenas continuar. Começamos o trabalho há dois meses, é poucou tempo para colocar nosso trabalho em prática. Os jogadores ainda estão se acostumando”.

O próximo compromisso do Cruzeiro no Mineirão está marcado o dia 9 de agosto, contra o Palmeiras, pela 17ª rodada. Mas até lá o time celeste vai jogar duas vezes fora de casa, contra São Paulo e Sport. Chance de mostrar mais futebol e atrair o cruzeirense de volta ao Mineirão.