Topo

Fla pega R$ 3 mi de empréstimo com banco de VP para acertar salário do time

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2015 06h00

Com seis vitórias consecutivas e ocupando as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro após quase quatro anos, o Flamengo vive seu melhor momento na temporada dentro de campo. Fora das quatro linhas, no entanto, o clube ainda tenta se acertar. Especialmente nas finanças.

Com os salários de agosto atrasados, o Rubro-negro pegará um empréstimo de R$ 3 milhões para fechar as contas do agora prestigiado departamento de futebol.

Convocação Flamengo - Conselho de Administração - Reprodução - Reprodução
Convocação da reunião do Conselho de Administração do Flamengo
Imagem: Reprodução

A transação, previamente aprovada pela diretoria, será votada na noite desta segunda-feira em reunião extraordinária convocada pelo Conselho de Administração. A operação milionária será fechada com o Banco Brasil Plural, de Cláudio Pracownik, vice-presidente de finanças do Flamengo – o cartola é diretor-executivo e sócio da instituição financeira.

Questionado pela reportagem se o fato de buscar o empréstimo com um banco comandado por um cartola da atual gestão não poderia configurar um conflito de interesses, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, minimizou o fato.

“É uma operação absolutamente normal. Haveria [problema] se o custo da operação fosse superior ao das captações do clube. Mas é inferior”, explicou o mandatário rubro-negro.

O Flamengo terá 30 dias para pagar ao banco do vice de finanças, com juros de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro) e taxa de colocação de 1%.

Segundo apurou a reportagem, a falta de pagamento do salário de agosto ao departamento de futebol se deu por conta do atraso de um dos patrocinadores - Viton 44 (Guaraviton). Sem a verba do parceiro, o clube precisou recorrer à operação junto ao banco de Claudio Pracownik. A tendência é que tal cota de patrocínio seja depositada ainda em setembro, possibilitando o pagamento do empréstimo ao banco sem juros.

Com o empréstimo aprovado nesta segunda, a ideia da diretoria é o que dinheiro já esteja à disposição do clube antes do jogo da próxima quinta-feira, contra o Coritiba, em Brasília, pela sequência do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro espera estar de bolso cheio para tentar a sétima vitória seguida e se manter firme no G-4 da competição.