Topo

Distante do Mineirão, Atlético encomenda estudo para tentar ampliar o Horto

Capacidade do Independência é de 23 mil pessoas. Projeto quer aumentar para 32 mil - Bruno Cantini/Atlético-MG
Capacidade do Independência é de 23 mil pessoas. Projeto quer aumentar para 32 mil Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

22/09/2015 19h02

Acostumado a fazer do Independência sua casa, o Atlético-MG pretende aumentar seu poderio no estádio. Juntamente com a  BWA, administradora da arena, o clube encomendou um estudo que pretende colocar em prática uma ampliação da capacidade do ‘Horto’, passando de 23 para cerca de 32 mil pessoas. Para isso, a diretoria atleticana e os gestores do estádio terão passar por uma série de obstáculos, a começar por convencer o América-MG, dono do espaço a aumentar a ocupação. O Atlético não fez nenhuma procura, mas informalmente, a diretoria alviverde já foi comunicada pela BWA.

“De acordo com o edital, podemos fazer uma ampliação do equipamento. Sobre a questão do América, eu já conversei com o presidente Alencar (Silveira Júnior) e ele ficou feliz em ouvir a ideia. Vamos ter que fazer ajustes, mas o futebol mineiro vai ganhar com isso. O América vai ganhar uma área nova e mais valores do que recebe hoje. Já o Atlético é o maior produto. Então vamos procurar uma alternativa para aumentar a capacidade e ter mais retorno. Acho que vai trazer grandes resultados para todo mundo”, comentou Bruno Balsimelli, presidente da BWA, em entrevista à Rádio Globo, nesta noite de terça-feira.

A intenção é que sejam construídas arquibancadas móveis atrás de um dos gols do Independência, onde hoje só há os vestiários. No entanto, se as obras realmente forem feitas, a tendência é de que sejam inauguradas somente depois do primeiro semestre de 2016. Portanto, os torcedores não poderiam usufruir da nova estrutura em uma eventual disputa de Libertadores no ano que vem.

Atualmente, o número de torcedores do Atlético no Horto é limitado a, no máximo, cerca de 20 mil pessoas. Neste ano, a equipe já mandou cinco jogos no Mineirão, mas uma recente troca no comando da Minas Arena (administradora do estádio) vem dificultando o agendamento de novas partidas no estádio da Pampulha.

 “A demanda seria maior, temos que pensar com carinho sobre esse assunto para atender melhor os torcedores a participarem de uma festa maravilhosa. Acho que ficaria no tamanho ideal, que é 32, 35 mil. Uma capacidade maravilhosa para uma arena totalmente equipada e vira um verdadeiro caldeirão”, completou Bruno.