Topo

Ex-presidente da Lusa se desculpa e diz: ofendeu Flu após vinho no almoço

Marlene Bergamo/Folhapress
Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/10/2015 15h49

O polêmico rebaixamento da Portuguesa, em 2013, ainda repercute. O ex-presidente do clube Ilídio Lico esteve nesta terça-feira nas Laranjeiras para pedir desculpas ao Fluminense. Tudo porque ele acusou o Tricolor e a ex-patrocinadora Unimed de estarem diretamente envolvidos com o caso. O clube carioca, evidentemente, processou o cartola, que mudou de postura e veio ao Rio de Janeiro tentar minimizar o estrago.

A Portuguesa havia terminado a edição do Campeonato Brasileiro de 2013 na 12ª posição. Porém, um erro na escalação do jogador Heverton fez com que o clube perdesse quatro pontos, caindo para a 17ª posição, com 44 pontos. Assim, o Fluminense, com 46, saiu da zona de rebaixamento após o fim da competição e permaneceu na elite. Assim como a Lusa, o Flamengo também teve irregularidades na escalação (André Santos) e perdeu os mesmos quatro pontos, mas ficou na primeira divisão, com 45 pontos – ficou uma posição à frente dos paulistas.

“Com toda certeza, isso foi premeditado. Um senador falou que a Unimed pagou um dinheiro muito grosso. Mas sabe como é a Justiça no Brasil. E ninguém dá recibo. De qualquer forma, tenho esperança de que um dia isso vai dar uma alguma coisa”, disse Ilídio Lico em junho, em entrevista ao globoesporte.com.

“Segundo o (senador)... a Unimed que pagou. Pagamento em grandes quantias, né? E claro que o interessado é o Fluminense, naturalmente. Agora, te afirmar quem é que está interessado? O Fluminense que está interessado. É óbvio, né?”, completou na oportunidade.

O Fluminense, por sua vez, ainda estuda se vai manter ou retirar o processo. O fato é que o ex-presidente da Portuguesa admitiu o erro para a diretoria Tricolor e convocou a imprensa para externar seu arrependimento. 

"Já tinha pedido o telefone do presidente para fazer o que eu estou fazendo hoje. Agradeço muito o presidente por ter me recebido, por ter dito que ia tirar a queixa contra mim. Não tem mais nada. Não houve irregularidade do Flu. Tinha almoçado, tomei um vinho... Aí eu falei com uma pessoa e nunca pensei que ela publicaria aquilo. Me deu um branco e eu falei", disse Ilídio nesta terça

"Pedi desculpas ao Peter. Nunca tive o prazer de ter conversado antes com ele. Queria dizer que falei uma bobagem. Quem errou foi a Portuguesa, a diretoria anterior. O Fluminense aproveitou apenas o regulamento, só isso", completou o ex-cartola da Portuguesa.

Peter Siemsen se mostrou surpreso com a visita, mas deixa claro sua posição. "Acredito nas pessoas. Entendi como gesto positivo. Sabemos como foi o passado, como prejudicou a imagem dos clubes. Bola para frente. O gesto é bacana. É olhar para frente".