Topo

Como último ato de Aidar no São Paulo pode ajudar Palmeiras

Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, ao lado de Dorival Júnior - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, ao lado de Dorival Júnior Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

14/10/2015 06h00

Carlos Miguel Aidar oficializou nesta terça sua renúncia à presidência do São Paulo. Seu último ato como mandatário do clube do Morumbi pode acabar beneficiando um desafeto: Paulo Nobre, presidente do Palmeiras. Os dois cortaram relações no ano passado, depois de trocarem farpas quando Alan Kardec mudou da camisa alviverde para a tricolor: Aidar chegou a chamar Nobre de juvenil; o palmeirense, retrucou, e não falou mais com o rival.

Na última semana, Juan Carlos Osorio deixou o Morumbi para assumir a seleção mexicana. Em seu último ato executivo como presidente do clube, Aidar contratou Doriva - tirou o novo comandante da Ponte Preta, adversário do Palmeiras na noite desta quarta, no Allianz Parque.

Ao levar Doriva do clube de Campinas, Aidar pode, indiretamente, acabar ajudando Nobre. Isso porque a Ponte tinha crescido muito de produção sob o comando do técnico, e agora terá diante do alviverde, no Allianz Parque lotado, o comandante Felipe Moreira fazendo sua estreia.

Quando Doriva chegou, a Ponte vinha de sete partidas sem vencer; sob seu comando, foram seis vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. O aproveitamento, de 56,4%, foi digno de G-4 - se fosse repetido em toda a competição, garantiria à Macaca a quarta colocação.

Diante do adversário potencialmente enfraquecido, o Palmeiras terá quase força total: Gabriel Jesus atuou nesta segunda pela seleção olímpica, mas deve ter condições de estar em campo. Os desfalques mais importantes são Arouca, lesionado, e Barrios, que defendeu o Paraguai nas eliminatórias.

Apesar de estar na nona colocação, a Ponte está a apenas quatro pontos do Palmeiras, sexto, que tem 45. Uma vitória aproximaria o time de Campinas no G-4, e atingiria duramente as pretensões alviverde de voltar a figurar entre os quatro primeiros. Sem querer, Carlos Miguel Aidar pode ter ajudado a impedir esse cenário.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X PONTE PRETA

Data/Horário: 14/10/2015, às 21h
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Hermam Brumel Vani (SP)

PALMEIRAS: Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e João Paulo; Thiago Santos e Andrei Girotto; Rafael Marques, Dudu e Zé Roberto; Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.

PONTE PRETA: Marcelo Lomba; Jeferson, Fábio Ferreira, Renato Chaves e Gilson; Elton e Fernando Bob; Biro Biro, Cristian e Felipe Azevedo; Borges. Técnico: Felipe Moreira.