Topo

Retrospecto histórico do Brasileirão já garante o Atlético na Libertadores

Ainda brigando pelo título, objetivo secundário da Libertadores está próximo - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Ainda brigando pelo título, objetivo secundário da Libertadores está próximo Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

16/10/2015 11h58

É apenas uma questão de tempo para que o Atlético-MG confirme sua presença na quarta Copa Libertadores consecutiva. Brigando pelo título, embora com menos de 10% de chances, como indica o site Chance de Gol, o time mineiro tem 99,7% de chances de disputar o torneio continental em 2016.

No que depender do histórico do Brasileirão, o Atlético já atingiu a pontuação que lhe garante ao menos a quarta colocação. A distância para o quinto colocado é de 13 pontos, justamente a melhor pontuação de quem ocupa a posição nas oito rodadas finais. Como o Atlético tem 18 vitórias contra 13 do São Paulo, o atual quinto colocado, a equipe mineira não perderia mais do que duas posições até o final da competição, mesmo em caso de oito derrotas.

Desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, 13 pontos foi o máximo que a quinta posição somou entre a 30ª e 38ª rodadas. Isso aconteceu em três oportunidades, sendo que 2013 é o exemplo mais próximo de 2015. Naquele ano o Goiás somava 46 pontos após 30 jogos e ocupava o quinto lugar, assim como o São Paulo agora. Ao término da competição, o Vitória ficou no quinto lugar, com 59 pontos.

Portanto, caso a edição 2015 não seja diferente das anteriores, o triunfo sobre o Internacional não só manteve o time atleticano na briga pelo título, mas também pode ter sido o jogo da classificação para mais uma Copa Libertadores da América.

Ameaça via Sul-Americana

A quarta vaga do Campeonato Brasileiro, no entanto, pode ficar com Atlético-PR ou Chapecoense. Embora as equipes do Sul do Brasil estejam mais próximas da zona de rebaixamento do que do que dos líderes, ambos seguem vivos na Copa Sul-Americana e em caso de conquista de uma das equipes nacionais, o Brasileirão teria G3 aos invés de G4.

Nesta situação a projeção é feita a partir do desempenho histórico da quarta colocação. E no ano passado foi o com maior pontuação nas oito partidas finais. O próprio Atlético era o quarto colocado após 30 rodadas, com 51 pontos. O Corinthians terminou em quarto, com 69 pontos.

Projetando 18 pontos para o atual quarto colocado, o Santos, o Atlético precisaria de pelo menos mais duas vitórias para garantir o terceiro lugar e classificação direta na fase de grupos da Libertadores.