Topo

Vasco não desiste e tentará aumentar capacidade contra o Corinthians

Torcida do Vasco promete lotar São Januário em partida contra o Corinthians - Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco
Torcida do Vasco promete lotar São Januário em partida contra o Corinthians Imagem: Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/11/2015 16h58

Embora o Corpo de Bombeiros tenha comunicado, num primeiro momento, que a capacidade de São Januário para a partida contra o Corinthians, dia 19, às 22h, será de 15.311 torcedores, o Vasco ainda não desistiu de tentar aumentar para pouco mais de 20 mil espectadores. Nesta quarta-feira, a diretoria entrará com uma solicitação junto à corporação pedindo a renovação do Laudo de Proteção Contra Incêndio (LPCI), documento que, até aqui, impede que o clube carioca amplie sua carga de ingressos.

Uma vez que a solicitação for feita, os bombeiros realizarão uma vistoria no estádio e, caso as exigências estejam sendo cumpridas, o Cruzmaltino poderá receber a autorização até mesmo para sua capacidade plena, que atualmente é de 24.311.

Vice-presidente de obras de engenharia e patrimônio do Vasco, André Luiz Vieira Afonso segue confiante em aumentar o número de torcedores para a decisiva partida, que pode consagrar o Corinthians como campeão brasileiro de 2015.

“O diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, foi muito feliz quando disse que, se o jogo fosse ontem, teríamos a capacidade igual como tivemos diante do Palmeiras (15.311). No entanto, ainda aguardamos uma nova vistoria dos Bombeiros. Enquanto ainda tivermos prazo para a mudança, não há nada definido”, disse ao UOL Esportes o cartola, lembrando as palavras do dirigente da federação de futebol do Rio.

Independentemente do número estipulado, já está definido que a torcida do Corinthians terá direito a 10% da carga de ingressos, embora algumas organizadas do Vasco tenham feito uma solicitação à diretoria de que apenas 5% fosse cedido, uma vez que o clube paulista tem utilizado este procedimento com os visitantes em jogos na sua arena.

Em novo comunicado, o Corpo de Bombeiros detalhou a situação atual de São Januário:

“Prezados,

Segue nota explicativa sobre a situação do Estádio de São Januário junto ao CBMERJ:

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que o estádio de São Januário possui Laudo de Proteção Contra Incêndio (LPCI) vigente até julho de 2016. Neste documento, é permitida a capacidade de até 15.311 torcedores. A restrição de público varia conforme as observações avaliadas em vistoria pela corporação. Este número é definido caso a caso de maneira que o local não apresente risco iminente em dias de evento. A redução é uma medida para atender as exigências previstas na legislação.

Na última sexta-feira (06.11), os responsáveis pelo estádio deram entrada em documentação para modificação de alguns itens do projeto na Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST) do CBMERJ. Tais alterações visam à melhoria do projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico. No entanto, este setor realiza a análise e o despacho de deferimento ou indeferimento. O prazo para esse retorno por parte da corporação é de 30 dias.

O CBMERJ ressalta que, em estando de acordo com as normas de Segurança contra Incêndio e Pânico, a consequência da aprovação destas alterações é a recuperação da capacidade plena do estádio (24.311). No entanto, ela não basta ser aprovada no papel. Tem que ser comprovada em vistoria. Para isso, os responsáveis por São Januário devem dar entrada no quartel da área (Vila Isabel) para solicitação de renovação do LPCI, o que não foi feito até o momento.

Vale informar, ainda, que, seguindo as normas do Estatuto do Torcedor, todo estádio deve dar entrada em requerimento junto ao Grupamento de Prevenção em Estádios (GPrev) solicitando a autorização para a realização de cada partida em até oito dias antes da mesma. O Corpo de Bombeiros envia, então, uma equipe ao local para ratificar as condições do LPCI vigente.

***O LPCI é um documento exigido pelo Estatuto do Torcedor e sua validade é anual. Para emissão do mesmo, o responsável pelo estádio deve realizar a solicitação formal (abertura de processo) na unidade operacional de bombeiro-militar da área”.