Topo

São Januário obtém liberação e aumenta capacidade para Vasco e Corinthians

São Januário foi liberado para receber mais de 21 mil torcedores no Vasco x Corinthians - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
São Januário foi liberado para receber mais de 21 mil torcedores no Vasco x Corinthians Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/11/2015 13h27

O Vasco conseguiu uma importante vitória fora de campo para a partida contra o Corinthians, na próxima quinta-feira, às 22h, em São Januário. O clube obteve junto ao Corpo de Bombeiros a liberação para aumentar sua capacidade para 21.880 torcedores no duelo que pode significar a saída da equipe da zona de rebaixamento ou o título de campeão brasileiro para os paulistas.

A autorização do órgão significa um aumento de 6.569 mil pessoas em relação à lotação estipulada anteriormente pelas autoridades. Para obter a liberação, o Vasco precisou renovar seu LPCI (Laudo de Proteção Contra Incêndios) e adquirir o novo Certificado de Registro (CR) do estádio, mediante vistoria que aconteceu na tarde da última quinta-feira pelos Bombeiros.

A intenção da diretoria era conseguir obter a capacidade máxima (24.311), mas a autoridade achou prudente não liberar mais dois mil lugares.

Da cota de 21.880 ingressos, 10% serão destinos aos torcedores do Corinthians, embora as organizadas vascaínas ainda cobrem da diretoria que apenas 5% sejam cedidos aos visitantes, assim como ocorreu no jogo do turno, em São Paulo. A venda dos bilhetes começará a ser comercializada nesta segunda-feira.

O Cruzmaltino conseguiu obter os novos documentos após realizar obras que ampliaram o número de catracas, modificaram a abertura dos portões, instalaram para-raios e melhoraram a evacuação dos torcedores no estádio.

O Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) também havia feito a exigência de que o local onde está sendo realizada a construção do campo anexo fosse isolado. A região fica bem ao lado da entrada dos visitantes. Após vistoria, os policiais militares aprovaram a proteção feita.

A PM fará um esquema especial de segurança para a partida em função da importância do duelo e do histórico de rivalidade entre as torcidas.

Confira abaixo o comunicado do Corpo de Bombeiros:

"O Corpo de Bombeiros informa que, nesta sexta-feira (13/11), o LPCI do estádio de São Januário foi emitido e homologado na Diretoria Geral de Serviços Técnicos da corporação, com base em vistoria realizada na quinta-feira (12/11).

O novo documento prevê um público de até 21.880 pessoas sentadas no estádio.

Lembramos que, seguindo as normas do Estatuto do Torcedor, todo estádio deve dar entrada em requerimento junto ao Grupamento de Prevenção em Estádios (GPrev) solicitando a autorização para a realização de cada partida. Neste caso, o Corpo de Bombeiros envia uma equipe ao local para ratificar as condições do LCPI vigente".