Vasco supera chuva, vence Santos e buscará 'milagre' contra rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

O atraso de 1h15 para o início da partida por conta de uma chuva que deixou gramado, vestiários e arredores de São Januário alagados já mostrava que o Vasco x Santos deste domingo seria dramático para os cruzmaltinos. O resultado positivo de rivais diretos na rodada e as boas chances dos santistas aumentaram a apreensão. Ainda assim, com um gol de Nenê de pênalti, os vascaínos venceram por 1 a 0 e seguem vivos no Campeonato Brasileiro.

Com o resultado positivo nesta 37ª rodada, o Vasco alcançou 40 pontos e chega à jornada final do torneio, no próximo domingo, ainda com chances de escapar do temido rebaixamento. Para isso, no entanto, precisará praticamente de um "milagre": vencer o Coritiba no estádio Couto Pereira e torcer por tropeços (empate ou derrota) de Avaí – encara o Corinthians – e Figueirense – enfrenta o Fluminense.

Já o Santos, que atuou com uma formação reserva ficou estacionado nos 55 pontos e viu se encerrar qualquer chance de brigar por uma vaga na Copa Libertadores através do Brasileiro. A equipe agora volta suas atenções para a grande decisão da Copa do Brasil, na próxima quarta, contra o Palmeiras. No duelo de ida, vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro.

VASCO 1 x 0 SANTOS

Data: 29 de novembro de 2015 (domingo)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Cleriston Clay Barretos Rios (SE) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Cartões amarelos: Andrezinho e Rafael Silva (VAS); Vanderlei e Léo Cittadini (SAN)
Gols: Nenê (pênalti), aos 44 minutos do primeiro tempo

Vasco
Martín Silva; Madson, Rafael Vaz, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho (Guiñazu), Serginho, Andrezinho (Bruno Gallo) e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Rafael Silva)
Técnico: Jorginho

Santos
Vanderlei; Daniel Guedes, Werley, Leonardo e Chiquinho; Ledesma (Vitor Bueno), Leandrinho, Léo Cittadini (Lucas Otávio) e Marquinhos (Leandro); Geunvânio e Nilson
Técnico: Dorival Júnior

Fases do jogo

  • 1º tempoApesar do campo bastante molhado e pesado em alguns pontos, Vasco e Santos não mostraram qualquer tipo de cautela no início do jogo. Os dois times aceleraram o ritmo e partiram para cima, com os paulistas assustando os donos da casa e obrigando Martín Silva a fazer boas defesas para manter o placar zerado nos primeiros minutos. Pressionado pela situação na tabela, os cariocas se lançavam ao ataque, mas ansiedade comprometia o último toque – Jorge Henrique e Nenê perderam grandes chances. Até que um pênalti cometido pelo goleiro Vanderlei deixou a situação dos mandantes mais tranquila: Nenê cobrou e fez 1 a 0.
  • 2º tempoNo segundo tempo, com um gramado mais pesado, o ritmo dos dois times não foi o mesmo. Melhor para o Vasco, que se preocupava em segurar a vitória parcial. O time carioca ainda se lançava ao ataque em alguns momentos, mas a prioridade era conter os avanços dos santistas, que não se entregavam e dominavam. O final de jogo ganhou contornos dramáticos, a partir do momento que um empate rebaixaria os vascaínos, mas a equipe mandante se segurou como pôde até o apito final e se manteve vivo no Brasileiro.

Destaques

  • Muita águaA chuva torrencial mudou o cenário do jogo. Além de atrasar o jogo em 1h15, deixou o gramado muito pesado e alagou os vestiários e túneis de acesso ao campo. Com isso, muitos improvisos e até uma cena curiosa: jogadores do Vasco passando no meio da torcida em um caminho alternativo para chegar ao gramado
  • Novo ídolo?Nenê ratificou sua condição de maior destaque do Vasco nesta luta desesperada contra a queda para a Série B. Além do gol após sofrer o pênalti, comandou o time e conseguiu segurar mais um jogo sem cartão amarelo - estava pendurado e poderia desfalcar o Cruzmaltino na rodada decisiva
  • Uruguai salva novamenteSe Nenê comandou o ataque, Martín Silva tratou de tomar conta lá atrás para os vascaínos. O goleiro uruguaio fez pelo menos três grandes defesas e evitou um rebaixamento precoce neste domingo

Melhores notas

  • Vasco
  • Santos
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
7
10,0
Guiñazu
5
7,1
Marquinhos
 
6
7,1
Nenê
2
6,9
Vanderlei

Próximo Jogo - Vasco

  1. Bahia BAH
    Vasco VAS

Próximos Jogos - Santos

  1. Coritiba CTB
    Santos SAN
  2. Cruzeiro CRU
    Santos SAN

UOL Cursos Online

Todos os cursos