Topo

Blogueiros: Palmeiras e Inter embalam e SP e Santos patinam no começo do BR

Times de Tite e Cuca devem começar bem o Brasileiro, segundo os blogueiros - Arte/UOL
Times de Tite e Cuca devem começar bem o Brasileiro, segundo os blogueiros Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/05/2016 06h00

Fazer previsões sobre o Campeonato Brasileiro, ainda mais antes do começo, nunca é uma missão fácil. O UOL Esporte ainda não tem uma bola de cristal, mas vamos tentar arriscar. Com a ajuda dos blogueiros, análise da tabela e os momentos das equipes, tentaremos, claro que no escuro, dar uma ideia do que deve (ou pode) acontecer nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro 2016. E você? Qual o seu palpite? 

Veja a análise dos blogueiros do UOL Esporte:

Quem deve começar bem o Brasileiro

Avallone: Palmeiras, Internacional, Flamengo e Atlético-MG
Júlio Gomes: Palmeiras e Fluminense
Mauro Beting: Palmeiras, Corinthians e Internacional
Menon: Palmeiras e Internacional
PVC: Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Internacional

“Começam bem Corinthians, Palmeiras, e os times que estão parados. Grêmio instável vai se recuperar. Inter começa bem - também pelo Gauchão. Flamengo e Fluminense crescerão com o tempo”. (Mauro Beting)

“Acredito que o Palmeiras de Cuca e o Fluminense de Levir, dois bons times com bons técnicos, vão começar voando o campeonato após o tempo que tiveram para se preparar”. (Júlio Gomes)

Palmeiras

Elenco numeroso e qualificado, quase três semanas de preparação para a estreia e a remontagem feita pelo técnico Cuca. São os motivos apontados pelos blogueiros para justificar que o time alviverde é um dos que deve começar bem o Campeonato Brasileiro. Fora isso, os comandados de Cuca fazem seus cinco primeiros jogos em estado paulista, sendo quatro deles na capital – três no Allianz Parque. "Está se preparando só para o Brasileirão", analisa Mauro Beting. "Tem o elenco bom e teve tempo para preparar o time", complementa Avallone. Já Júlio Gomes vê o Palmeiras com "um bom time, um bom técnico", e acredita que o time "vai começar voando" no Brasileiro. Vale ressaltar que, neste quesito, a equipe de Cuca foi a única citada por todos os blogueiros que participaram da pesquisa.

Cinco primeiros jogos: Atlético-PR (c), Ponte Preta (f), Fluminense (c), São Paulo (f), Grêmio (c)

Internacional

A boa campanha no Campeonato Gaúcho e o título conquistado com certa tranquilidade no Estadual fazem os blogueiros colocarem o Internacional como sério candidato a embalar no começo do Campeonato Brasileiro. Somado a isso, o time colorado vem descansado após passar o primeiro semestre basicamente disputando apenas o Estadual – além outras poucas partidas pela Primeira Liga. "Jogos difíceis fora contra São Paulo e Santos, mas pode fazer nove pontos em três jogos no Beira-Rio nas cinco primeiras rodadas", opina PVC. "Time tem alguns jogadores interessantes como o Vitinho", acrescenta Avallone.

Cinco primeiros jogos: Chapecoense (c), São Paulo (f), Sport (c), Santos (f), Atlético-PR (c)

Corinthians

Atual campeão brasileiro, o Corinthians teve tempo para se preparar desde a sua queda na Copa Libertadores. E tem uma tabela teoricamente tranquila no início da competição, com quatro dos seis primeiros jogos em Itaquera, sendo só dois deles contra os considerados grandes. Por conta disso, o time de Tite também foi apontado entre os que devem começar bem o Brasileiro por alguns de nossos blogueiros. "Pode vencer Grêmio e Ponte em casa e conseguir bons resultados contra Sport e Vitória fora", destaca PVC.

Cinco primeiros jogos: Grêmio (c), Vitória (f), Ponte Preta (c), Sport (f), Santos (c)

Quem deve patinar no começo do Brasileiro

Avallone: Santos, São Paulo e Botafogo
Júlio Gomes: Grêmio e São Paulo ou Atlético-MG (quem avançar na Libertadores)
Mauro Beting: Santos e Cruzeiro
Menon: Atlético-MG, São Paulo e Botafogo
PVC: São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Santos

“O brasileiro que passar na Libertadores talvez sinta o desgaste, mesmo com a parada da Liberta. Santos sentirá desfalques da Seleção. Cruzeiro sofrerá pela demora na contratação de treinador. Botafogo precisa de reforços”. (Mauro Beting)

São Paulo

Não pela qualidade do elenco, mas pelo fato de ainda estar disputando a Libertadores – o começo de Brasileiro fica ainda mais prejudicado caso avance para as semifinais. Assim os blogueiros analisam o São Paulo na competição nacional. Paulo Vinícius Coelho ainda ressalta para a complicada tabela tricolor nos cinco primeiros jogos: "Três jogos fora de casa. Bauza ainda não venceu assim. E mais o clássico contra o Palmeiras".

Cinco primeiros jogos: Botafogo (f), Atlético-MG (f), Internacional (c), Coritiba (f), Palmeiras (c)

 Atlético-MG

As justificativas para um possível mau desempenho do Atlético-MG no começo do Campeonato Brasileiro são basicamente as mesmas dadas ao São Paulo: a Copa Libertadores. “O brasileiro que passar na Libertadores talvez sinta o desgaste, mesmo com a parada da Liberta”, ressalta Mauro Beting. “Está disputando a Libertadores e vai poupar jogadores”, acrescenta Menon. A tabela do time mineiro também não ajuda muito: são três jogos em casa entre os cinco primeiros, mas contra adversários complicados.

Cinco primeiros jogos: Santos (c), São Paulo (c), Atlético-PR (f), Grêmio (c), Vitória (f)

Santos

Dentre os times que disputam a Série A, o Santos será o que mais perderá jogadores para a seleção brasileira ao longo do Brasileiro, seja na principal ou na olímpica. Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabigol, por exemplo, disputam apenas as duas primeiras rodadas – contra Atlético-MG e Coritiba – e já se apresentam para a Copa América, virando desfalques até, possivelmente, a 11ª rodada. Sem seus principais jogadores, o time da Vila Belmiro, na opinião dos blogueiros, deve passar por dificuldades no início da competição. “Santos sentirá os desfalques da seleção”, avalia Mauro Beting.