Topo

Elias dá palavra a Mano que deixa Corinthians e vai à China após C. América

Ronny Santos/Folhapress
Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

14/05/2016 06h00

São grandes as possibilidades de que as próximas duas partidas marquem o fim da segunda passagem de Elias pelo Corinthians.

Em apuração do UOL Esporte, pessoas próximas ao meio-campista asseguram que Elias já deu sua palavra a Mano Menezes de que jogará no Shandong Luneng-CHN após a Copa América. Antes de se apresentar a Dunga, no dia 22 de maio, ele atua contra o Grêmio e diante do Vitória com a camisa corintiana.

Há, evidentemente, necessidade de que haja um acordo comercial para viabilizar o negócio que é conversado entre as partes já há algumas semanas. Por isso, o estafe de Elias espera encaminhar toda a parte financeira até o fim de semana que vem. Dinheiro para os chineses, porém, não tem sido problema.

Elias e Mano Menezes no Corinthians em 2008 - Fernando Santos/Folha Imagem - Fernando Santos/Folha Imagem
Elias e Mano Menezes no Corinthians em 2008
Imagem: Fernando Santos/Folha Imagem

Trabalhar novamente com Mano Menezes, na avaliação de Elias, é um ponto crucial. O treinador e ele se conheceram no Corinthians, há oito anos, e desde então estiveram juntos no Flamengo e de novo no Corinthians. Também foi Mano quem o levou à seleção brasileira. É ao mesmo técnico que ele recentemente empenhou a palavra de que irá à China.

A camisa do Brasil, para Elias, também tem peso na decisão. O volante considera que trabalhar ao lado de Mano, do preparador físico Dudu e do fisioterapeuta Bruno Mazziotti dá mais chances de seguir convocado após a Copa América. Obviamente, a decisão de jogar na China é motivada por números bem acima da realidade brasileira.

O corintiano também observa que Renato Augusto e Gil, chamados por Dunga nas listas de 2016, conservam patamar físico semelhante ao que tinham até sair do Brasil. O zagueiro foi à China trabalhar com Mano, comprado em janeiro por quase 10 milhões de euros (R$ 42 milhões).

A saída provável de Elias faz o Corinthians se movimentar. Tite receberá Camacho, do Audax, na próxima semana, além do atacante Bruno Paulo. Ele quer outro meio-campista, um centroavante e um zagueiro, já que Felipe tem ida bem próxima de confirmação para o Porto-POR.

Em janeiro, a China levou quatro jogadores corintianos: Ralf, Jadson, Renato Augusto e Gil. Por Elias, o Corinthians terá direito a 50% da venda e precisa pagar 2 milhões de euros (R$ 8,8 milhões na atual cotação) ao Sporting-POR.