Gabigol de centroavante é a arma do Santos para quebrar jejum em estreias

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Gabigol jogará como centroavante por causa da ausência de Ricardo Oliveira, lesionado

    Gabigol jogará como centroavante por causa da ausência de Ricardo Oliveira, lesionado

Sem contar com suas duas principais estrelas, Lucas Lima e Ricardo Oliveira, lesionados, o Santos aposta tudo na atuação de Gabriel Barbosa, o Gabigol, como centroavante para vencer o Atlético-MG neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte.

O camisa 9 sempre correspondeu (e muito) atuando na posição e pode ser a arma do Santos para quebrar um longo jejum em estreias na competição nacional. O alvinegro praiano não vence na primeira rodada do Brasileirão desde 2005, quando derrotou o Paysandu por 4 a 1 no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), com portões fechados.

Depois disso, o Santos tropeçou dez vezes em estreias contra o Goiás, Sport (duas vezes), Flamengo (duas vezes), Grêmio, Botafogo, Internacional, Bahia e Avaí.

"Todo inicio de competição compromete a campanha do Santos. o Brasileiro não permite erros. As equipes que iniciarem mal, elas terão sérios problemas pela frente. O nível vem melhorando a cada ano e quem ficar para atrás neste início terá sérios problemas no restante da temporada", afirmou Dorival Júnior.

Agora, o adversário é o Atlético-MG, que deve colocar em campo um time misto devido o duelo decisivo na Libertadores, diante do São Paulo, na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte.

Para vencer o Galo, o técnico Dorival Júnior apostou em Gabriel de centroavante nos treinos. O camisa 10 atuou bastante nesta função em 2014, sob o comando de Oswaldo de Oliveira. No início daquela temporada, ele marcou quatro gols em cinco jogos. Na rodada seguinte, deixou o setor para a entrada de Leandro Damião.

Mesmo com Damião no elenco, Gabigol realizou outros jogos como centroavante e sempre balançou as redes. Não foi por acaso que a revelação santista terminou a temporada 2014 como o principal artilheiro do Santos, com 21 gols.

Dorival Júnior manterá o mesmo esquema – o 4-2-3-1. Gabigol terá uma linha atrás dele de três jogadores, formada por Paulinho, Vitor Bueno e Ronaldo Mendes, escolhido para atuar no lugar de Lucas Lima.

No restante, o time será o mesmo que iniciou a final do Campeonato Paulista, diante do Audax, no último domingo, na Vila Belmiro, e conquistou o título ao vencer por 1 a 0.

Sendo assim, o Santos enfrenta o Atlético-MG com a seguinte formação: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Ronaldo Mendes e Vitor Bueno, Paulinho; Gabriel.

Confira as últimas 10 estreias do Santos sem vitória
 
10/5/2015 - Avaí 1 x 1 Santos - Ressacada
20/4/2014 - Santos 1 x 1 Sport - Vila Belmiro
26/5/2013 - Santos 0 x 0 Flamengo - Mané Garrincha
20/5/2012 - Bahia 0 x 0 Santos - Pituaçu
21/5/2011 - Santos 1 x 1 Internacional - Vila Belmiro 
08/5/2010 - Botafogo 3 x 3 Santos - Engenhão
10/5/2009 - Grêmio 1 x 1 Santos - Olímpico 
11/5/2008 - Flamengo 3 x 1 Santos - Maracanã 
13/5/2007 - Sport 4 x 1 Santos - Ilha do Retiro 
16/4/2006 - Goiás 0 x 0 Santos - Serra Dourada

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos