Topo

A hora e a vez de Giuliano? É o que espera o Grêmio no Brasileiro

Giuliano deve ser protagonista no Grêmio para justificar investimento do clube - Lucas Uebel/Grêmio
Giuliano deve ser protagonista no Grêmio para justificar investimento do clube Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/05/2016 06h00

Giuliano foi contratado pelo Grêmio há quase dois anos. E não conseguiu, ainda, ser protagonista do time. Em uma temporada regular, o meia carrega, no início do Brasileiro, a esperança da direção e da comissão técnica. A ideia é que ele possa assumir o principal posto no time e justificar o investimento alto em sua contratação. 

Giuliano custou 6 milhões de euros (quase R$ 24 milhões pela cotação atual). O dinheiro não saiu do cofre gremista, mas sim de um investidor. Mas de qualquer forma a conta precisa ser paga e em algum momento o custo será do Tricolor. Além disso, o armador tem um dos salários mais altos do elenco, firmados antes da redução de gastos e bem acima do teto atual que chega perto dos R$ 200 mil. 
 
Logo em seu primeiro ano, o jogador sofreu com problemas no púbis. Jogou com dor, acabou não conseguindo os melhores movimentos e foi operado no início de 2015. No ano passado teve poucas lesões e acabou jogando regularmente e, mesmo sem ser o principal nome do time, acabou tendo participação importante no Brasileiro. E nesse ano, novamente, as lesões atrapalharam o melhor rendimento e ele acaba sendo repetidamente poupado de treinamentos mais fortes. 
 
"Estou contente de ter voltado a treinar com a equipe. Não deixei de treinar neste tempo todo. Mas fiz treinos e fisioterapia para me recuperar. Estou me sentindo bem e 100%", disse o jogador em entrevista coletiva. 
 
Mesmo que não tenha figurado nunca entre as decepções do time ou mesmo sofra ameaça de perder lugar no time, Giuliano ainda não conseguiu ser o que a direção do Grêmio esperava em sua contratação. Melhor da Libertadores de 2010 e com bagagem de Europa, além de passagem pela seleção brasileira, o jogador deveria comandar as ações do meio-campo gremista. 
 
O protagonismo de Giuliano também pode ser tático. Sem Douglas - que deve perder lugar no time - o jogador terá mais liberdade para criar jogadas e atuar onde se sente melhor. Mesmo que goste das responsabilidades defensivas e estude, até, se tornar volante com o passar do tempo. 
 
Aos 25 anos, o jogador chegou ao Brasil de volta em 2014 afirmando que pretende retornar à seleção brasileira, além de conquistar títulos pelo Grêmio. Tudo pode passar pela próxima competição, o nacional, que começa já neste domingo.