Topo

Corinthians completa um mês sem vitória e vive momento de transformações

Veja as chances desperdiçadas por Grêmio e Corinthians no 0x0

Gols UOL Esporte

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

16/05/2016 06h00

São só quatro partidas com quatro empates no período, o último deles no domingo contra o Grêmio. Mas a verdade é que o Corinthians completará, antes de visitar o Vitória no próximo domingo, um mês sem sentir o sabor da vitória. Para Tite, após as eliminações no Paulistão e na Copa Libertadores, o período que se abre será de mudanças dentro do elenco e do time titular.

No momento, não perder é importante

"Se tratando de Corinthians temos que vencer sempre. Por outro lado pegamos equipes de qualidade, tivemos três empates em casa. o Nacional é muito rápido, o Grêmio é muito técnico, mas fizemos bons jogos. Não perder é importante", disse Giovanni Augusto.

"Esses ajustes e esse processo que fazemos é de ajustar setores, ajustar engrenagem, para que a equipe possa produzir. (...) Um pouquinho de credibilidade num técnico que nos últimos quatro anos ganhou dois. Eu tenho um pouco de carinho, respeito ao torcedor, para pedir: não faça o que fez com o Rodrigo, com o André (vaiados). Eu sei que daqui a pouco eu posso não ser o técnico ideal para bastante gente, só tenho é que passar critérios, ideias...", afirmou Tite.

As baixas dos próximos dias

A semana que se inicia será a última com praticamente todo o elenco à disposição, já que o volante Elias e o zagueiro Balbuena viram desfalques para a Copa América. O Corinthians tem de fora o também defensor Yago, suspenso por doping e que aguarda data de julgamento. A expectativa do clube é de que ele possa ser absolvido e ficar à disposição já nos próximos dias.

E Marquinhos Gabriel vai ganhar espaço

Marquinhos Gabriel, segundo indicou Tite, deve ganhar sequência de jogo. O meia é um pedido expresso do treinador à diretoria, estreou com gol na eliminação para o Nacional-URU e fez boa partida como titular contra o Grêmio. "Há uma busca criteriosa de dar uma sequência de jogos para que o jogador se mostre. Por exemplo ao Marquinhos que foi muito bem no jogo e dar uma continuidade". Nesse contexto, Romero, que tomou vaga de Lucca, deve ter mais algumas partidas para jogar.

Reforço para 2016 que mais agrada até aqui, Giovanni Augusto deve então passar a disputar outras posições. Há a chance de atuar no centro, justamente na vaga de Elias, ou mesmo pelo lado esquerdo, como ocorreu diante do Grêmio, no segundo tempo. Outro jogador que pode ser utilizado em breve é Cristian, já que Bruno Henrique tem dificuldades em se afirmar na vaga de Ralf em 2016. André é hoje o mais contestado no time titular.

Ainda tem os reforços

Até quarta-feira, possivelmente, o volante Camacho e o atacante Bruno Paulo devem se integrar ao elenco. "Amanhã vou estar no CT conversando com mais gente e os envolvidos para terminar as questões. São detalhes de sempre, só pode cravar quando estão liberados, com rescisões assinadas. Temos as nossas conversas de vários tipos. Salários, intermediários, quem sabe amanhã (nesta segunda) possa evoluir", explicou Edu. O lateral direito Léo Príncipe, jovem da base, retorna de empréstimo.

O clube além disso busca dois ou três reforços. Um zagueiro e um centroavante são prioridades, além de um meio-campista.

E as saídas de alguns jogadores

Quem tem saída praticamente confirmada é o lateral direito Edílson, que assinará por três anos com o Grêmio. "Está bem encaminhado realmente. Recebemos oficialmente o comunicado da saída dele, batemos um papo com o atleta e tiramos do jogo. Temos uma compensação mínima devido ao atleta estar conosco, nada muito expressivo", confirmou o gerente de futebol Edu Gaspar.

A diretoria sabe que deverá perder o volante Elias após a Copa América, já que ele interessa ao Shandong Luneng-CHN, de Mano Menezes. Outra baixa provável é de Felipe, a caminho do Porto-POR, mas que só poderá se transferir de fato em julho. Por outro lado, segundo Edu Gaspar, o meia Alan Mineiro pediu para permanecer apesar do interesse de outras equipes.