Topo

Brasileirão tem hino a la Champions com axé e frevo. E autor é ex-The Voice

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

20/05/2016 06h00

Encomenda da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Campeonato Brasileiro tem trilha sonora a partir deste ano. O hino é inspirado no tema da Liga dos Campeões, mas a entidade pediu uma releitura incorporando ritmos nacionais para não ficar uma cópia sem identificação com o torcedor. O resultado foi apresentado na festa de lançamento do Brasileirão da seguinte forma.

“Uma música que representa os sentimentos de toda nação, um caldeirão de sons embalados por samba, frevo, axé, funk, erudito. A letra representa todo sentimento, toda força do nosso futebol”, disse o mestre de cerimônia, o jornalista Fernando Saraiva da Sportv.

A Intenção da CBF é marcar a chegada das equipes ao campo, afirmou Fernando Torres, assessor de assuntos institucionais. O tal protocolo é uma herança da Copa do Mundo e começou em 2014 nos gramados brasileiros.

A decisão de criar uma música para competição foi tomada ano passado e há dois meses o departamento de Marketing da entidade procurou o músico e compositor Marquinho OSócio. Ele precisou de duas semanas para fazer a música, num trabalho em parceria com Rannieri Oliveira.

“Queria fazer uma coisa original, uma coisa nova. Juntar o erudito com o popular”.

Se o tema da Liga dos Campeões mistura o inglês, francês e alemão na letra, as línguas oficiais da Uefa, a música do Brasileirão juntou ritmos regionais do país. Outro cuidado foi usar a linguagem dos torcedores e incluir palavras como garra, vitória e campeão.

Marquinho Osócio sonha que em até três anos os torcedores estejam com a letra na ponta da língua. Ele gostaria que o tema dure 50 anos e marque época. Mas se tudo der errado, e o hino for substituído em alguns anos, já foi de bom tamanho ter sido o pioneiro.

Autor participou do The Voice

O tema do Campeonato Brasileiro foi apresentado aos torcedores antes do jogo entre Corinthians e Grêmio. A cerimônia teve o cantor Péricles interpretando a obra de Marquinho OSócio. O criador do hino é velho conhecido de cantores consagrados do Brasil. Ele tem 20 anos como músico profissional e trabalhou com Alexandre Pires, Claudia Leitte, Preta Gil e Gabriel, o Pensador até começar carreira solo.

A estreia foi na primeira edição do The Voice Brasil, em 2012, quando integrou a equipe de Lulu Santos e foi eliminado na quinta semana do programa. Hoje, Marquinho OSócio faz parte do grupo que elabora a trilha sonora da série Mister Brau, com Lázaro Ramos e Taís Araújo.

O hino é uma chance dele emplacar o primeiro sucesso. O tema do Brasileirão está no Youtube e até esta sexta-feira tinha 2,5 mil visualizações.