Topo

Grêmio e Flamengo veem BR como 'salvação' para temporada de eliminações

Grêmio e Flamengo se enfrentam em Porto Alegre a partir das 16h  - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Grêmio e Flamengo se enfrentam em Porto Alegre a partir das 16h Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Marinho Saldanha e Vinícius Castro

Do UOL, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro

22/05/2016 06h00

O Brasileirão está apenas começando, mas já toma tons decisivos para Grêmio e Flamengo. Sem sucesso no primeiro semestre, a dupla que se encontra neste domingo às 16h (horário de Brasília), na Arena, tem apenas dois torneios cada para ter boas memórias de 2016. 

O caso do Grêmio é mais crítico. O Tricolor do Rio Grande do Sul não ganha um título de expressão desde 2001. Venceu, neste espaço de tempo, apenas a Série B de 2005 fora títulos estaduais, cujo último foi em 2010. Há seis anos, portanto, não ergue uma taça sequer. 
 
No primeiro semestre deste ano, apesar do discurso otimista e da boa imagem deixada na temporada passada, o time de Roger Machado acabou caindo para o Rosario Central na Libertadores e sequer chegou à final do Gauchão, sendo eliminado pelo Juventude na semi. 
 
Brasileirão e Copa do Brasil restam ao Grêmio para tentar salvar a temporada e tudo ficará para o segundo semestre. 
 
No Flamengo o quadro não é tão diferente. Apenas o jejum de conquistas que não persegue rubro-negros como assola gaúchos. Nesta temporada o Fla foi eliminado na semi do Campeonato Carioca contra o Vasco, caiu da Primeira Liga também na semifinal diante do Atlético-PR e acabou eliminado da Copa do Brasil na última quara-feira contra o Fortaleza. 
 
Sendo assim, além do Brasileiro, o time carioca terá apenas a Sul-Americana para comemorar algo nesta temporada. 
 
Em campo, o Fla ainda não terá o técnico Muricy Ramalho, afastado por problemas de saúde. Já o Grêmio poderá ter a estreia de Edílson, que chegou do Corinthians. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLAMENGO
Data e hora: 21/05/2016 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson José de Moraes Coelho (ambos paulistas)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson (Ramiro), Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Luan e Miller Bolaños; Bobô. 
Técnico: Roger Machado
FLAMENGO: Paulo Victor; Rodinei, Léo Duarte, Juan e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Mancuello; Everton, Ederson e Guerrero (Cirino). 
Técnico: Jayme de Almeida.