Topo

Argel chega aos 50 jogos. Técnico atinge marca em melhor fase no Inter

Treinador está há nove meses no Inter e tem somente uma derrota na temporada - Ricardo Duarte/SC Internacional
Treinador está há nove meses no Inter e tem somente uma derrota na temporada Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/05/2016 06h00

A partida Internacional e Sport tem um valor adicional para Argel Fucks. Nesta quinta-feira (26), ele atinge a marca de 50 jogos como treinador do clube gaúcho e chega lá em sua melhor fase no Beira-Rio. A condição é reflexo do título estadual, time-base definido e estatística quase perfeita na temporada.

Em 2016, o Inter perdeu apenas um jogo – contra o Veranópolis, no Gauchão. São 25 partidas no ano e 69,3% de aproveitamento. Com 43 gols marcados e 16 sofridos.

Internamente o trabalho de Argel nunca esteve tão respaldado. O espaço dado aos jovens, a definição de um time e uso claro de princípios de jogo inspiram confiança aos dirigentes. Em resumo, o Colorado valoriza Argel por ter feito um time limitado jogar no limite sempre.

No cargo há nove meses, Argel Fucks ainda é contestado por parte da torcida. As correntes internas do Inter que pediam sua demissão, contudo, perderam força. Três histórias paralelas servem para exemplificar o momento do treinador no clube.

Treino fechado

A prática é comum no Beira-Rio desde 2007, mas com Argel virou item da rotina. Uma vez por semana, o treinador leva o time para o estádio e trabalha sem a presença de terceiros. Nem imprensa, nem torcida. Só com comissão técnica e atletas. A decisão foi do técnico e aceita facilmente pelos dirigentes.

Novo uniforme

Outro ato que denota a fase de Argel é a solicitação para mudar o uniforme principal do Inter. Tradicionalmente, o Colorado usa camisa vermelha em conjunto com meias e calções brancos. A pedido do treinador, o clube adotou todas as peças vermelhas neste ano.

Churrasco

Ainda em 2015, Argel Fucks decidiu inserir na rotina do vestiário pequenas celebrações. Após vitórias importantes ou séries relevantes, o treinador autoriza a realização de um churrasco no CT do clube. A ideia dele é aproximar mais os atletas, comissão técnica e estafe.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X SPORT
Data e hora:
26/05/2016 (quinta-feira), às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão: PPV
Árbitro: Igor Junio Benevuto
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz e Marconi Helbert Vieira

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Artur; Fernando Bob, Fabinho, Anselmo (Aylon), Andrigo e Eduardo Sasha; Vitinho
Técnico: Argel Fucks

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Henríquez, Durval e Renê; Rithely, Gabriel Xavier, Mark González, Everton Felipe e Diego Souza; Vinícius Araújo
Técnico: Oswaldo de Oliveira