Topo

7 fatos pesam sobre os ombros de Tite contra o Sport e nos próximos dias

Tite conversa com o preparador de goleiros Mauri Lima no sábado, no Recife - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Tite conversa com o preparador de goleiros Mauri Lima no sábado, no Recife Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

28/05/2016 19h00

Sport e Corinthians se encontram às 11h da manhã (de Brasília) deste domingo e um personagem importante da partida no Recife vive sob pressão. Tite naturalmente não convive com perspectivas de demissão, mas a estabilidade que marca seu trabalho e o futebol corintiano foi recentemente substituída que carregam o ambiente não só para o jogo na Ilha do Retiro, mas para os próximos dias. 

A vitória sobre a Ponte Preta na última quinta-feira trouxe um pouco de alívio, mas não apagou os problemas criados a partir do momento em que as portas do CT Joaquim Grava se abriram para quatro torcedores organizados se encontrarem com o elenco há duas semanas. Muitos deles se refletem sobre Tite, que além de tudo convive com a perspectiva de ser novamente abordado pela CBF. Abaixo, veja o que pesa sobre os ombros do treinador corintiano. 

Seleção brasileira

Dunga ganhou uma nova chance na seleção, mas convive com enorme pressão em torno de seu cargo. O Brasil volta a jogar neste domingo diante do Panamá, em preparação para a Copa América, e a situação se reflete diretamente em Tite. O treinador corintiano já recebeu sondagens recentes para substituir Dunga e tem o Brasil como seu principal objetivo profissional. Por outro lado, não estaria disposto a trabalhar com a CBF neste momento. 

Comissão exposta

O presidente Roberto de Andrade e o goleiro Cássio deixaram a comissão técnica de Tite exposta após a vitória sobre a Ponte Preta. Roberto disse que a reunião com torcidas organizadas não dizia respeito a Tite e demais profissionais subordinados a ele. A reação cria uma saia-justa, já que a comissão não aprovou o encontro. 

Presidente do Corinthians

Tite e Roberto de Andrade têm uma relação de grande confiança e cumplicidade. A opção do treinador por voltar ao Corinthians em 2015, em detrimento de oferta financeira bem superior do Internacional, tem muito a ver com isso. Em sua entrevista na quinta-feira, o presidente expôs seu técnico, que não esconde a insatisfação com o episódio referente às organizadas.  

Chateação de Cássio

A relação entre ambos já foi descrita como de pai e filho. Mas, sacado da equipe titular, o goleiro campeão do mundo em 2012 admitiu ter ficado chateado com Tite. O treinador tem evitado falar sobre o assunto publicamente e limita suas respostas às questões técnicas. Há um evidente desconforto de todos os lados. 

Saídas e chegadas de jogadores

Além da venda de Edílson ao Grêmio, Tite já sabe que Felipe disputa suas últimas partidas antes de uma apalavrada transferência para o Porto-POR ocorrer com a abertura de janela para o exterior. Além disso, o treinador convive com a perspectiva de perder Elias, que tem boas possibilidades de se mudar à China. Até o momento, o Corinthians tem trabalhado de forma tímida para atender os pedidos do técnico, que são: um zagueiro e um centroavante, prioritariamente. 

Fama de teimoso

Decisões recentes como a escalação de Alan Mineiro em jogos importantes e a utilização de jogadores fora de suas posições prioritárias, como Guilherme e Bruno Henrique, fizeram Tite ouvir críticas com as quais não está habituado a conviver no Corinthians. A mudança de sistema tático, a saída de André da equipe e a vitória sobre a Ponte Preta amenizaram as reclamações.

Torcidas organizadas

A posição corajosa, mas contrária adotada nos últimos dias, coloca Tite e as organizadas do clube em lados opostos nos últimos episódios. O treinador, que já havia sido criticado em um protesto recente, precisa lidar com essa tensão. 

Ficha técnica

Sport x Corinthians

Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 29 de maio de 2016 (domingo)
Hora: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT)

Sport
Magrão; Samuel Xavier, Henríquez, Durval e Renê; Rithely, Serginho, Gabriel Xavier, Diego Souza e Everton Felipe; Edmilson.
Treinador: Oswaldo de Oliveira

Corinthians
Walter, Fagner, Felipe, Vilson e Uendel; Cristian e Bruno Henrique; Marquinhos Gabriel, Guilherme e Giovanni Augusto; Luciano.
Treinador: Tite