Roger brinca com 1º lugar do Grêmio, mas evita empolgação

Do UOL, em Porto Alegre

Terminar a quarta rodada na liderança não resolve nada, mas dá um alento. Foi assim que Roger Machado analisou a vitória em cima do Coritiba e consequente primeiro lugar do Grêmio no Brasileirão. O treinador ainda exaltou a solidez defensiva do time e brincou sobre a definição de quem será campeão: "gostaria que fosse agora".

"Compactuo da ideia de que a melhor liderança é aquela da última rodada, mas alcançar isto mesmo que no início da competição e sem sofrer gols é importante. O gostinho é bem suave", afirmou o treinador.

Neste domingo (29), o Grêmio fez 2 a 0 em cima do Coritiba em Porto Alegre e chegou aos 10 pontos. O Internacional tem a mesma pontuação, mas o tricolor leva vantagem no saldo de gols (seis contra três). Até em função do equilíbrio, Roger evitou euforia.

"Eu gostaria de estar definido (o campeão) hoje (risos)... Mas ainda tem muitas rodadas, também vejo muito equilíbrio. E como lido com blocos pequenos, vou atacando cinco jogos. E deixo três jogos para depois. Não vejo uma equipe capaz de se distanciar tanto para desanimar as outras. Com mais de 70, 75% do campeonato é que teremos uma definição de algo", comentou.

 

Confira outras respostas de Roger Machado:

RETOMADA DE ÂNIMO

Desculpa, mas isso aí... Ânimo sempre teve. O grande problema, na minha opinião, é que em alguns momentos por capacidade ou vontade de se analisar o feito no campo começam a falar de teses que precisam ser comprovadas. Falta de ânimo, motivação, interesse. Não teve nada disso. Não houve foi futebol que nos permitisse passar de fase.

LUAN COMO FALSO NOVE

Nunca duvidei ou escondi a minha preferência de ter ele mais à frente. Ele contribui de formas diferentes em cada função. Pelo lado, foi o assistente do ano, muitos passes para gol. E no jogo passado virou artilheiro. Ele pode jogar aberto, como falso nove e segundo atacante. Isso só prova a importância dele, o comprometimento do atleta. Vocês não viram o Luan se queixar, em nenhum momento, da posição e função. Naquela função ele agrega bastante.

DEFESA É A CHAVE DA LIDERANÇA

Quando se mantém o zero no placar, é mais fácil chegar à vitória. Ainda mais que a solidez defensiva, às vezes, passa por uma grande partida do goleiro. Nestes quatro jogos, o Marcelo não fez muitas defesas difíceis. Conseguimos bloquear a maioria das tentativas. É sempre bom, é preciso manter esse nível de concentração para continuar na frente.

MANUTENÇÃO DE MODELO DE JOGO

A forma como eu imagino futebol: tentar gerar desestrutura principalmente na primeira linha do adversário. Mesmo que o adversário consiga identificar, se a gente conseguir fazer com mais velocidade ou precisão, a tendência é que elas saiam também. Isso não é fixado a um jogador, mas a movimentação. Começamos bem o Brasileiro, com lesões não deu, mas retomamos e que bom que conseguimos manter o padrão.

SOLIDEZ DEFENSIVA

Não foi em função do retorno dele que tivemos mais solidez defensiva. Nos dois primeiros jogos eles não estiveram e tivemos solidez. O Douglas dá articulação importante no meio. No final, o Douglas atacou a profundidade. Eu fomento e cobro muito isso dele. Teve a oportunidade de receber passe em infiltração, uma característica do nosso jogo. E o Edilson é um especialista da função, está se adaptando ao modelo de jogo, mas já ajudando. O lateral tem que ter a capacidade de jogar por dentro, para ter alternância.

RETOMADA NA CONFIANÇA

Confiança no sentido de fazer com naturalidade o que fazíamos antes. Ansiedade faz você perder o ritmo de fazer o que sabe. Esse jogo era importante, era um retorno após uma grande atuação. O torcedor nos deu carinho e foi importante para resgatar tudo. Isso confirma o bom momento, o retorno da calmaria. O que passou nos deu aprendizado.

DEFINIÇÃO DO CAMPEÃO OS CANDIDATOS AO TÍTULO

Eu gostaria de estar definido hoje (risos). Mas ainda tem muitas rodadas, também vejo muito equilíbrio. E como lido com blocos pequenos, vou atacando cinco jogos. E deixo três jogos para depois. Não vejo uma equipe capaz de se distanciar tanto para desanimar as outras. Mais de 70, 75% do campeonato é que teremos uma definição.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos