Topo

Garçom e artilheiro. Como Luan voltou a ser vital para o Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2016 06h00

Protagonista do Grêmio em 2015, Luan voltou a ser vital para o time na última semana. O gol marcado em cima do Coritiba, na quarta rodada do Brasileirão, não só garantiu o primeiro lugar ao time. Serviu para transformar em estatística toda a sua importância. O camisa 7 é artilheiro e maior garçom do elenco no ano.

Luan soma oito gols e nove assistências em 2016. Ou seja, ele participou de 30,9% dos gols do Grêmio na atual temporada. O peso, enfim, chegou aos números.

Contra Atlético-MG e Coritiba a importância de Luan ficou evidente. Sem um centroavante, o camisa 7 foi escalado como falso 9. Em Belo Horizonte se posicionou de forma mais clara. Em Porto Alegre nem tanto.

Nas duas partidas, contudo, ele esbanjou técnica e visão. Posicionamento e grande tomada de decisão. Conseguiu flutuar por mais de uma função do setor ofensivo e colaborar muito sem a bola – abrindo espaço para infiltração de meias ou laterais.

"Ele pode jogar aberto, como falso nove e segundo atacante. Isso só prova a importância dele, o comprometimento do atleta. Vocês não viram o Luan se queixar, em nenhum momento, da posição e função. Naquela função ele agrega bastante", disse Roger Machado.

A função onde Luan agrega bastante, conforme palavras do treinador, só pôde ser desempenhada por circunstância. Neste ano, o Grêmio investiu em um modelo de jogo com referência no ataque. Bobô foi mais utilizado e Henrique Almeida apareceu depois. Com eles, a peça-chave da equipe foi deslocada para os flancos. E caiu de rendimento em comparação a ele mesmo.

Agora, com os números martelando sua influência, a escolha por um centroavante deve ser deixada de lado. A tendência é que contra o Palmeiras o Grêmio não tenha referência por opção – Bobô deve ser liberado pelos médicos e ficar no banco. Luan agradece. E deve responder com mais gols e assistências.