Resultados longe do Allianz atrapalham planos de Cuca no Brasileirão

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

    Palmeiras jogou quatro partidas sob o comando de Cuca no Allianz Parque

    Palmeiras jogou quatro partidas sob o comando de Cuca no Allianz Parque

Nenhum ponto marcado fora de casa depois de quatro rodadas do Brasileirão. O desempenho apresentado como visitante nos dois jogos realizados até aqui já surge como um empecilho a ser superado pelo Palmeiras em seu plano de lutar pelo título brasileiro deste ano. Até aqui, a equipe de Cuca perdeu para Ponte Preta em Campinas e São Paulo no Morumbi, além de vencer Atlético-PR e Fluminense no Allianz Parque.

A própria história do campeonato mostra a importância da campanha como visitante. Nas últimas dez edições, a média de pontos fora de casa de quem ficou com o título foi de 31,6 pontos -- ou 55,4% de aproveitamento.

O campeão com pior aproveitamento neste quesito foi o Flamengo, com 26 pontos longe de seus domínios (45,6% dos pontos disputados) em 2009. Já o Fluminense, há quatro anos, registrou o melhor desempenho como visitante: foram 39 pontos em 57 possíveis. No ano passado, o Corinthians sagrou-se campeão depois de somar 31 pontos fora de casa.

Melhor o desempenho fora de casa é um discurso repetido pelos jogadores do Palmeiras e também pelo técnico Cuca. Nesta segunda-feira, o goleiro Fernando Prass disse que é preciso tentar repetir as boas atuações como mandante. Depois de receber o Grêmio, a equipe alviverde enfrentará o Flamengo em Brasília, no domingo.

"Obviamente que não contávamos com a derrota (contra o São Paulo). Estávamos projetando pontuar, quem sabe uma vitória, para depois enfrentar o Grêmio em casa. Não foi possível. Se tem uma coisa que estamos fazendo bem, é a lição de casa. Temos de fazer isso e buscar os ajustes para pontuar fora de casa também", disse o camisa 1.

Marcello Zambrana/AGIF
Vitor Hugo na derrota para a Ponte Preta

O goleiro também falou sobre a dificuldade dos times alcançarem uma regularidade durante o Brasileirão. Hoje, os líderes Inter e Grêmio somam dez pontos, com bons resultados fora de casa - o time colorado ganhou as duas, enquanto a equipe tricolor somou quatro pontos em seis possíveis longe de seus domínios. 

"Tirando Grêmio e Inter, todos oscilaram. O Inter começou com um empate com a Chapecoense em casa e depois teve três vitórias seguidas. É um perde e ganha grande no Brasileiro, mostra o equilíbrio. A equipe que destoar um pouco disso vai lutar pelo título. Temos de ir nessa matemática, de ter aproveitamento alto em casa, como estamos tendo, e somar fora de casa também", explicou.

No Allianz Parque, o Palmeiras teve 100% de aproveitamento nas quatro partidas sob o comando de Cuca. Com o treinador, o time venceu Atlético-PR e Fluminense pelo Brasileirão, além de River Plate-URU na Libertadores e São Bernardo pelo Paulistão (o ataque marcou 12 gols e a defesa não foi vazada).

Porém, contra o Grêmio na próxima quinta-feira, não poderá contar com seu estádio e mandará a partida no Pacaembu, pois a arena receberá o show do cantor Eros Ramazotti no sábado que vem.

"Ainda que não seja o Allianz, é nossa casa. O torcedor tem de entender. Eu também queria jogar em casa, mas não podemos", disse Cuca.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos