Último clássico Santa x Sport na elite foi há 15 anos. E Grafite decidiu

Do UOL, em São Paulo

Santa Cruz e Sport se enfrentam nesta quarta-feira (1º) às 21h no estádio do Arruda e voltam a fazer o Clássico das Multidões na elite do Campeonato Brasileiros após quase 15 anos.

A última vez que a Cobra Coral e o Leão da Ilha ficaram frente à frente pela série A do Brasileirão foi no dia 21 de outubro de 2001, na Ilha do Retiro. Melhor para o Santinha, que venceu o rival por 2 a 1 fora de casa.

E quem decidiu aquele jogo 15 anos atrás a favor do Santa estará em campo nesta quarta no Arruda: Grafite. Artilheiro do campeonato com seis gols e festejado pela boa forma física e técnica aos 37 anos, o atacante fez o gol decisivo que garantiu a vitória tricolor na Ilha em 2001.

E foi um bonito gol: após sobra na entrada da área do Sport, Grafite cortou seco o zagueiro Tinho e tocou sobre o goleiro Adnam para fazer 2 a 1 de virada. O atacante também sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol do Santa, convertido por Luizinho Vieira, que entrara no lugar do veterano Túlio Maravilha. Antes disso, Fabinho havia aberto o placar para o Sport.  

À época com a camisa 7 e aos 21 anos, o atacante ainda seria expulso após confusão com o meio-campista do Sport Val Pilar, que também foi aos vestiários mais cedo.

Depois de 2001, quando tanto o Santa como o Sport terminaram rebaixados à série B, o tricolor do Arruda só voltaria a disputar a primeira divisão em 2006, quando o rubro-negro disputava a segundona.

Daí em diante, o Santa entrou no "calvário" que o levou até a série D, para retornar à elite do futebol brasileiro apenas em 2016, com o Clássico das Multidões voltando a fazer parte do calendário da elite nacional.

Nesta quarta, o Santa recebe o Sport em grande fase. Após o bicampeonato pernambucano, conquistado contra o rival da Ilha, e do título inédito da Copa do Nordeste, o tricolor começou bem o Brasileirão e é 3º colocado com oito pontos. Tem o artilheiro do certame, Grafite, e o melhor ataque, 10 gols.

Por sua vez, o Sport vive situação oposta. O Leão da Ilha é o lanterna do Brasileirão, ainda não venceu na competição e tem apenas um ponto. Além disso, Falcão deixou o comando do clube há pouco tempo e os principais reforços para a temporada ainda não vingaram em Recife.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos