Topo

Cuca e auxiliares são suspensos por dois jogos por uso de ponto eletrônico

Cuca não compareceu ao julgamento e enviou defesa por vídeo ao STJD - Pedro Ivo Almeida/UOL
Cuca não compareceu ao julgamento e enviou defesa por vídeo ao STJD Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/06/2016 13h08

O técnico Cuca foi suspenso por dois jogos por conta do uso de ponto eletrônico no duelo entre Palmeiras e Fluminense, no dia 20 de maio. Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na manhã desta quinta-feira, a quinta Comissão Disciplinar não poupou o comandante alviverde pela tentativa de “driblar” a suspensão automática que cumpria no jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Também citados na pauta, os auxiliares Cuquinha e Alberto Valentim receberam a mesma punição de dois jogos do tribunal.

“Não é algo pequeno. Em tempos como os de hoje, precisamos defender a moral e a ética do nosso país. É de se lamentar um comportamento desses de um técnico do tamanho do Cuca. A regra é essa, e precisa ser cumprida”, disse o auditor-relator do caso, Márcio Amaral.

“Me chama a atenção a necessidade de burlar uma suspensão. Estamos aqui trabalhando, proclamamos uma decisão e ela não é cumprida. A tentativa da utilização do ponto eletrônico foi por conta disso: tentaram burlar uma suspensão que já existia”, reforçou a procurador Gisele Amantino, solicitando o enquadramento nos artigos 191 e 258 do Código Brasileiro de Jusiça Desportiva (CBJD) - deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição e assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do Código.

Responsável pela defesa dos palmeirenses, o advogado André Sica informou que o clube paulista irá recorrer da decisão e entrar com um pedido de efeito suspensivo ainda nesta quinta. "Em tese, são dois jogos. Mas já vamos tentar esse efeito agora, além de recorrer ao Pleno do STJD", disse André.

Ausente do julgamento desta manhã no Rio de Janeiro por conta do jogo contra o Grêmio nesta noite, em São Paulo, Cuca enviou um vídeo aos integrantes do STJD para sua defesa. Nele, assume a tentativa de utilizar o ponto eletrônico.

“Naquela noite, eu tentei usar o rádio. Tentei, sim. Mas não funcionou. Peço desculpas a todos. Eu estava na China há pouco tempo e não sabia da proibição aqui, sinceramente. Lá é liberado. Eu sempre conversava com o Cuquinha pelo rádio. Aqui não cheguei a usar mesmo. O rádio não funcionou. Estou sendo bem sincero”, disse o treinador.

Apesar da punição imposta pela quinta Comissão Disciplinar nesta manhã, Cuca poderá comandar o Palmeiras diante do Grêmio nesta quinta-feira, às 21h, no Pacaembu. A punição só passa a valer 24 horas após a proclamação do resultado. Com isso, o treinador perderá os duelos contra Flamengo (dia 5) e Corinthians (dia 12).