Topo

Poucos times ainda não conhecem o Allianz Parque. O Grêmio é um deles

Vitor Hugo marcou gols contra o Grêmio no Pacaembu em 2015 e 2016 - Julia Chequer/Folhapress
Vitor Hugo marcou gols contra o Grêmio no Pacaembu em 2015 e 2016 Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/06/2016 11h00

Palmeiras e Grêmio mediram forças na noite desta quinta-feira, no Pacaembu. Na partida, o time alviverde não pôde atuar no Allianz Parque devido à realização de um show musical, do cantor italiano Eros Ramazotti, neste sábado. 

O fato não é novo. No ano passado, em partida também válida pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes tiveram de se enfrentar longe da arena alviverde. A apresentação do cantor britânico Rod Stewart levou o confronto para o Pacaembu.

Dos 19 adversários do Palmeiras no Brasileirão da Série A, apenas cinco ainda não visitaram o Allianz Parque. Além do Grêmio, o quarteto composto por Botafogo, Santa Cruz, América-MG e Vitória, todos de volta à elite do campeonato em 2016.

O Palmeiras, por sua vez, já enfrentou o time gaúcho na Arena Grêmio, em junho passado, em uma derrota por 1 a 0. No Pacaembu, os gremistas sempre tiveram vida difícil -- a equipe de Roger Machado perdeu nesta quinta por 4 a 3 e por 3 a 2 no ano passado. Um possível encontro no Allianz em 2016 ainda pode ocorrer na Copa do Brasil.

Desde a abertura do Allianz Parque, o Palmeiras já disputou 48 partidas no local e enfrentou 35 adversários diferentes. O rival mais comum é o Santos, que atuou na arena em quatro oportunidades (três vitórias alviverdes, incluindo a da final da Copa do Brasil, e um empate sem gols).

Fluminense e Atlético-PR, por sua vez, visitaram o Allianz Parque três vezes. O Corinthians teria o mesmo número de partidas, mas o duelo do Paulistão precisou ser disputado no Pacaembu por causa do show da banca Coldplay. A Ponte Preta é o maior carrasco do Palmeiras em sua arena, com duas vitórias em dois jogos.