Topo

Árbitro relata objetos atirados no campo em súmula do clássico de MG

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

12/06/2016 20h06

Uma cena chamou a atenção na confusão que acarretou nas expulsões de Marcos Rocha e Bryan no clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro. Um chinelo foi arremessado no gramado e Fred tentou escondê-lo, mas Henrique foi atrás do atacante e apresentou o objeto ao árbitro. O caso foi relatado na súmula da partida, mas o responsável pelo episódio foi identificado. Outro objeto foi atirado no campo.

A ida do volante cruzeirense à região que estava atrás do gol defendido por Victor despertou a atenção de Marcelo Aparecido de Souza. O árbitro viu a situação, recolheu a sandália e entregou a um de seus assistentes com o intuito de relatar o fato no documento do compromisso.

O departamento jurídico do mandante, no entanto, acionou as câmeras do estádio e descobriu quem foi o autor da ação e informou a Cleisson Veloso Pereira, quarto árbitro do confronto. A atitude do clube mineiro é fundamental para que não haja denúncia da procuradoria-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Segundo a súmula do confronto, “aos 11 minutos do segundo tempo, foi atirado um pé de chinelo, por torcedores da equipe do Atlético, que se encontravam na arquibancada atrás do gol defendido pela equipe do Atlético-MG”. A situação foi relatada junto à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) por meio de boletim de ocorrência.

O documento informa ainda que “o advogado Lucas Ottoni, do departamento jurídico do Atlético-MG, após a partida, adentrou ao vestiário da arbitragem para informar o numero do boletim (de ocorrência) e pedir para não deixar de relatar a mascote que foi arremessada”.

O fato se refere a um fato ocorrido logo após o gol marcado por Duvier Riascos, aos quatro minutos da etapa complementar. Conforme o documento, “aos quatro minutos do segundo tempo, após o segundo gol do Cruzeiro, foi entregue ao quatro árbitro um Galo de borracha pequeno, objeto esse entregue pelo senhor Belmiro de Oliveira, massagista do Atlético-MG, que diz ter sido arremessado pela torcida do Cruzeiro, fato esse que não podemos observar e confirmar. Mas, como foi entregue, coube a nós relatar o fato do objeto entregue”.