Topo

Palmeiras encara o 'outro lado' da tabela de olho na liderança

Com Cuca no comando, Palmeiras tenta embalar de vez no Campeonato Brasileiro - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Com Cuca no comando, Palmeiras tenta embalar de vez no Campeonato Brasileiro Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 06h00

Para se credenciar como candidato ao título neste início de Campeonato Brasileiro, nada melhor do que se impor diante dos adversários com um orçamento menor. É com este pensamento que o Palmeiras encara nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, pela oitava rodada da competição.

Depois de passar com autoridade por uma sequência dura contra cinco clubes de massa do país (Fluminense, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Corinthians) - foram 12 pontos em 15 -, o time comandado por Cuca agora encarará três adversários da parte baixa da tabela.

Se ganhar nessa quarta, o Palmeiras vai para a liderança do Brasileiro. Hoje, soma 15 pontos, um a menos do que o Inter, que joga apenas na quinta-feira.

Além do Coritiba (16º na tabela), o clube encara na sequência Santa Cruz (14º) e América-MG (19º), em jogos marcados para sábado (18) e terça-feira (21), respectivamente. É nesta hora que os palmeirenses querem embalar de vez no Brasileiro - já são três triunfos seguidos.

"Perdemos pontos para essas equipes, que no meu ponto de vista são equipes que brigam para ficar no meio da tabela e ate brigarem contra o rebaixamento. Não podemos voltar a perder estes pontos como no ano passado, são os jogos mais importantes para quem quer ser campeão", declarou Zé Roberto.

"Você ganhou o clássico, de Flamengo e de Grêmio, agora você chega para uma sequência contra equipes que brigam por outros objetivos. Essa sequência é mais importante para a gente pontuar e assumir a liderança, ou pelo menos seguir no pelotão da frente", acrescentou.

A preocupação do veterano Zé Roberto remete ao Brasileiro do ano passado. Em 54 pontos contra clubes de menores orçamento e popularidade - exclui-se Vasco, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians e Santos (Botafogo se encontrava na Série B) -, o Palmeiras conquistou apenas 21.

Em 2015, o Palmeiras venceu seis, empatou três e perdeu nove - duas para o Coritiba, justamente o adversário desta quarta-feira. O aproveitamento de apenas 38% destes pontos excluiu o clube, que investiu muito na temporada passada, de qualquer disputa pelas primeiras colocações.

Diante do Coritiba, algoz duas vezes no ano passado, o Palmeiras também encontrará um tabu pela frente. Desde 25 de março de 1997, a equipe de Palestra Itália não vence no Couto Pereira. Naquela ocasião, os paulistas superaram os paranaenses por 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA x PALMEIRAS

Data: 15/06/2016 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa/SC) e Rafael da Silva Alves (RS)

CORITIBA: Wilson; Dodô, Luccas Claro, Rafael Marques, Juninho; João Paulo, Edinho, Ruy, González (Felipe Amorim); Kleber, Vinícius.
Treinador: Pachequinho.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos e Tchê Tchê; Dudu, Moisés e Róger Guedes (Cleiton Xavier); Gabriel Jesus.
Treinador: Cuca.