Palmeiras encara o 'outro lado' da tabela de olho na liderança

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

  • Cesar Greco/Ag Palmeiras

    Com Cuca no comando, Palmeiras tenta embalar de vez no Campeonato Brasileiro

    Com Cuca no comando, Palmeiras tenta embalar de vez no Campeonato Brasileiro

Para se credenciar como candidato ao título neste início de Campeonato Brasileiro, nada melhor do que se impor diante dos adversários com um orçamento menor. É com este pensamento que o Palmeiras encara nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, pela oitava rodada da competição.

Depois de passar com autoridade por uma sequência dura contra cinco clubes de massa do país (Fluminense, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Corinthians) – foram 12 pontos em 15 -, o time comandado por Cuca agora encarará três adversários da parte baixa da tabela.

Se ganhar nessa quarta, o Palmeiras vai para a liderança do Brasileiro. Hoje, soma 15 pontos, um a menos do que o Inter, que joga apenas na quinta-feira.

Além do Coritiba (16º na tabela), o clube encara na sequência Santa Cruz (14º) e América-MG (19º), em jogos marcados para sábado (18) e terça-feira (21), respectivamente. É nesta hora que os palmeirenses querem embalar de vez no Brasileiro – já são três triunfos seguidos.

"Perdemos pontos para essas equipes, que no meu ponto de vista são equipes que brigam para ficar no meio da tabela e ate brigarem contra o rebaixamento. Não podemos voltar a perder estes pontos como no ano passado, são os jogos mais importantes para quem quer ser campeão", declarou Zé Roberto.

"Você ganhou o clássico, de Flamengo e de Grêmio, agora você chega para uma sequência contra equipes que brigam por outros objetivos. Essa sequência é mais importante para a gente pontuar e assumir a liderança, ou pelo menos seguir no pelotão da frente", acrescentou.

A preocupação do veterano Zé Roberto remete ao Brasileiro do ano passado. Em 54 pontos contra clubes de menores orçamento e popularidade – exclui-se Vasco, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians e Santos (Botafogo se encontrava na Série B) -, o Palmeiras conquistou apenas 21.

Em 2015, o Palmeiras venceu seis, empatou três e perdeu nove – duas para o Coritiba, justamente o adversário desta quarta-feira. O aproveitamento de apenas 38% destes pontos excluiu o clube, que investiu muito na temporada passada, de qualquer disputa pelas primeiras colocações.

Diante do Coritiba, algoz duas vezes no ano passado, o Palmeiras também encontrará um tabu pela frente. Desde 25 de março de 1997, a equipe de Palestra Itália não vence no Couto Pereira. Naquela ocasião, os paulistas superaram os paranaenses por 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA x PALMEIRAS

Data: 15/06/2016 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa/SC) e Rafael da Silva Alves (RS)

CORITIBA: Wilson; Dodô, Luccas Claro, Rafael Marques, Juninho; João Paulo, Edinho, Ruy, González (Felipe Amorim); Kleber, Vinícius.
Treinador: Pachequinho.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos e Tchê Tchê; Dudu, Moisés e Róger Guedes (Cleiton Xavier); Gabriel Jesus.
Treinador: Cuca.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos