Topo

Em jogo polêmico, Santa aproveita expulsão de goleiro e vence Figueirense

Santa Cruz encara Figueirense no Arruda - Clelio Tomaz/AGIF - Clelio Tomaz/AGIF
Imagem: Clelio Tomaz/AGIF

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 22h57

Depois de sair derrotado nas últimas três rodadas, o Santa Cruz voltou a vencer na noite desta quarta-feira. Em jogo polêmico que contou com a expulsão de Gatito, do Figueirense, por reclamação ainda no primeiro tempo, o time pernambucano contou com ótima assistência de Grafite (e gol de Lelê) para vencer o duelo contra os catarinenses, no Arruda, por 1 a 0.

Com o resultado, o Santa Cruz chega a 11 pontos e volta a subir na tabela, alcançando a nona colocação. Já o Figueirense estaciona nos nove pontos, cai para o 13º lugar e fica a apenas um ponto da temida zona de rebaixamento.

O Santa Cruz volta a campo já no sábado, quando visita o Palmeiras no Allianz Parque, às 16h (de Brasília). Já o Figueirense, sem Gatito, recebe o Internacional um dia depois, no Orlando Scarpelli, também às 16h. Os jogos são válidos pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Grafite volta, decide, mas sai machucado

O jogo desta quarta marcou a volta de Grafite. O atacante, que desfalcou o time na última rodada, recuperou-se de dores na coxa e iniciou a partida como titular. Aos 25min, foi decisivo com uma bela assistência para o gol de Lelê. Na etapa final, porém, voltou a preocupar a torcida coral. Sentiu a mesma coxa que o tirou do jogo contra o Santos, na última rodada, e precisou ser substituído.

Gol legal, mas com polêmica

Sangrando, Bruno Alves precisou deixar o campo para ser atendido. E foi justamente neste momento, aos 25min do primeiro tempo, que o Santa Cruz soube se aproveitar da superioridade numérica para abrir o placar no Arruda. Grafite recebeu perto da área e, de primeira, deu linda assistência para Lelê finalizar na saída de Gatito e mandar para as redes. Desatenta, a defesa do Figueirense não conseguiu suprir a ausência de seu zagueiro. E sobrou reclamação do time catarinense e do banco de reservas.

Gatito é expulso e juiz sai escoltado no 1ºT

Árbitro Marcelo Aparecido sai escoltado após o primeiro tempo de Santa Cruz x Figueirense - Clelio Tomaz/AGIF - Clelio Tomaz/AGIF
Imagem: Clelio Tomaz/AGIF

O fim do primeiro tempo no Arruda foi marcado pela expulsão do goleiro Gatito. Logo depois de Dudu sofrer falta, reclamar com a arbitragem e receber o amarelo, foi a vez de o arqueiro alvinegro ser expulso de campo – segundo o próprio juiz – por reclamação. Os protestos do Figueirense se estenderam até o apito final do primeiro tempo e por mais alguns minutos do início do intervalo. Marcelo Aparecido de Souza precisou até ser escoltado pela polícia para deixar o gramado. “Ele [juiz] disse que o Gatito xingou ele. Depois do amarelo não sei o que aconteceu, mas é uma perda, vai fazer falta”, disse o zagueiro Werley.

Santa tem dificuldade mesmo com um a mais


A expulsão de Gatito até fez o Santa Cruz voltar para o segundo tempo mais em cima do time catarinense - assustou duas vezes em menos de dez minutos. Porém, quem ficou mais perto de marcar depois do intervalo foi o próprio Figueirense, que mesmo com um a menos perdeu uma chance incrível com Guilherme Queiroz, aos 23min. Após falta cobrada por Bady e bola desviada por Werley, ele abusou da força e, da pequena área, conseguiu chutar por cima do gol.

SANTA CRUZ 1 X 0 FIGUEIRENSE

Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE)
Data: 15/06/2016 (quarta-feira)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cartões amarelos: Neris, Tiago Costa e Fernando Gabriel (Santa Cruz); Dudu, Marquinhos Pedroso (Figueirense)
Cartão vermelho: Gatito Fernández (Figueirense)
Gol: Lelê, aos 25 minutos do primeiro tempo

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correira, João Paulo e Lelê (Leandrinho); Arthur (Léo Moura), Wallyson e Grafite (Fernando Gabriel)
Técnico: Milton Mendes

FIGUEIRENSE
Gatito Fernández; Jefferson, Werley, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem e Bady; Dodô (Lins), Dudu (Thiago Rodrigues) e Ermel (Guilherme Queiroz)
Técnico: Vinicius Eutrópio