Topo

As 5 mudanças de Cuca para encarar maratona e colocar o Palmeiras na ponta

Cuca levou o Palmeiras à ponta; agora é tentar manter o "status" de favorito - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cuca levou o Palmeiras à ponta; agora é tentar manter o 'status' de favorito Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

21/06/2016 06h00

Para quebrar um longo jejum de sete anos sem assumir a ponta do Campeonato Brasileiro - a última vez, fora a 1ª rodada deste ano, ocorreu em 2009, o Palmeiras contou com a fundamental participação do novo treinador. Em pouco tempo, Cuca transformou um time instável em, no mínimo, confiável.

São 19 pontos somados em nove rodadas, número responsável por registrar o melhor início palmeirense na história dos pontos corridos. A chance de mais um triunfo passa por esta terça-feira, quando, a partir das 21h30 (de Brasília), a equipe receberá o América-MG.

Diante dos mineiros, o Palmeiras encerrará uma maratona de três partidas em seis dias. Uma vitória consolidaria a equipe na liderança na abertura da 10ª rodada e pressionaria os principais adversários - Inter encara o Coritiba fora de casa, na quinta, enquanto o terceiro colocado Grêmio recebe o Vitória na mesma data.

Para seguir como um favorito ao título nacional ao final da temporada, Cuca deverá manter pelo menos cinco ideais que apresentou neste início de campanha. (Ouça também no Tabelinha: Juca e Birner dizem quem é melhor: Gabriel Jesus ou Gabigol? Clique aqui)

Consolidação de titulares

O treinador possui uma base de jogo evidente. Peças recém-chegadas e outras nem tanto utilizadas por antigos treinadores ganharam um espaço e se consolidaram como fundamentais. Tchê Tchê e Róger Guedes, por exemplo, fazem parte do time titular sem contestação, assim como o meio-campista Moisés, peça importante na formação do treinador - pode atuar em até três funções no setor.

Ousadia

Mesmo em um clube no qual a pressão por títulos é evidente, Cuca mantém o padrão demonstrado durante a carreira. A preferência por formações ofensivas e a ousadia na escalação - situações exemplificadas na partida contra o Santa Cruz com a opção por um meio-campo com Moisés, Tchê Tchê e Cleiton Xavier - tornaram-se comuns. Até agora tem dado certo.

Jesus é o 9

Ao mesmo tempo em que sofre com problemas dos centroavantes - Alecsandro (doping), Lucas Barrios (machucado) e Cristaldo (que voltou recentemente) -, Cuca achou uma solução caseira. Antes escalado pelas pontas, Gabriel Jesus se tornou o camisa 9 do atual líder do Brasileirão. Com a revelação neste setor, o ataque ganha dinâmica e velocidade, fundamentais até o momento para elevar o Palmeiras ao posto de melhor ataque da competição com 19 gols.

Caldeirão verde

Um dos principais fatores para a liderança alviverde se encontra no retrospecto como mandante. Foram cinco partidas em casa - quatro no Allianz Parque e uma no Pacaembu - e cinco vitórias. Com Cuca, o retrospecto ainda cresce no novo Palestra Itália: seis triunfos, com 16 gols marcados e apenas 1 sofrido.

Rotação do elenco

Para encarar a maratona do Campeonato Brasileiro, Cuca tem usado o elenco palmeirense com inteligência. Nesta sequência atual de três jogos em seis dias - que se encerra nesta terça, contra o América -, o treinador não se absteve de poupar algumas peças importantes. No empate contra o Coritiba (2 a 2), Dudu, por exemplo, ficou fora. Zé Roberto, por outro lado, permaneceu no banco na vitória do último sábado contra o Santa Cruz.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x AMÉRICA-MG

Data: 21/06/2016 (terça-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Pericles Bassols (FIFA/PE)
Auxiliares: Clovis Amaral Silva (FIFA/PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Tchê Tchê e Moisés (Vitinho); Róger Guedes, Cristaldo e Gabriel Jesus.
Treinador: Cuca.

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Hélder, Artur, Adalberto e Danilo; Leandro Guerreiro, Ernandes, Juninho, Eduardo e Osman; Borges.
Treinador: Sergio Vieira.