Defesa repete falhas, Grêmio perde para o Vitória e fica distante do líder

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O caminho para fazer gols no Grêmio é conhecido. E o problema na bola aérea defensiva que acompanha o time em toda a temporada ficou evidente de novo nesta quinta-feira (23). Na Arena, o Vitória marcou com Kieza, de cabeça, Diego Renan, de pênalti, viu o Grêmio pressionar, mas segurou o placar de 2 a 1. 

Com a queda, o Tricolor perde contato com o líder do campeonato. O Palmeiras tem 22 pontos e o Grêmio fica quatro atrás, com 18. Já o Vitória foi a 12 na classificação. Na próxima rodada o Tricolor visita o Atlético-PR, no domingo. Já o rubro-negro pega a Ponte Preta, em Salvador. 
 
O Grêmio teve um primeiro tempo muito ruim. A defesa falhou, Bressan acabou expulso e as vaias da torcida ditaram o ritmo aos vestiários. Funcionou. Tanto que o time acordou e no segundo tempo pressionou desde o primeiro minuto. Marcou o gol de desconto aos 11 minutos, contando com falha bizarra do goleiro Fernando Miguel, do Vitória, e esteve muito perto de igualar. Não conseguiu.
 

Decidiu: Dagoberto lembrou os velhos tempos

Dagoberto brilhou por Atlético-PR e São Paulo. Mas suas últimas passagens por Internacional e Cruzeiro não foram tão boas quanto as anteriores. Nesta quinta-feira ele lembrou os melhores momentos. Rápido, driblador, ele foi fundamental ao sofrer o pênalti do segundo gol. 

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

 

Decepcionou: Bressan falha em gol e comete pênalti

O zagueiro Bressan viveu uma noite para esquecer. Titular graças às lesões de Pedro Geromel e Wallace Reis, o jogador falhou no primeiro gol ao perder de cabeça para Kieza. E seis minutos mais tarde ia levando um chapéu de Dagoberto dentro da área e cometeu pênalti. Já tinha o amarelo, foi expulso. 

 

Luan sofre com queda do time e não consegue desequilibrar

Luan vinha de uma atuação de luxo na última rodada. É o principal destaque do Tricolor com gols, assistências, criação de jogadas, dribles. Mas nada disso aconteceu nesta quinta-feira. Com a queda coletiva do time, preso pelo Vitória, raros foram os momentos de brilho do atacante de 21 anos. Tentou de falta, ganhou alguns lances com dribles, mas passou longe de repetir a atuação do duelo contra o Cruzeiro. No fim do jogo, perdeu uma chance clara de gol, que seria o empate. 

 

Desempenho do Grêmio: Problema crônico e nervosismo

O Grêmio sofreu com um problema crônico. Desde o começo do ano, os gols de bola aérea atrapalham o rendimento do time. Não foi diferente nesta quinta. Kieza aproveitou-se disso e marcou. E em seguida o Tricolor ficou com um jogador a menos, atrapalhando qualquer estratégia. Além de levar outro. Nervoso, com um jogador a menos e contra um adversário bem postado, o Tricolor errou muitos passes. Além disso, as chegadas mais fortes ficaram comuns. Ramiro levou amarelo, Walace também, e a tensão ficou evidente. Assim ficou complicado de igualar o jogo. 

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

 

Desempenho do Vitória: Retranca que dá certo

O Vitória optou por entrar com três zagueiros. Além disso, os dois laterais recuavam e ao menos um dos dois volantes estava frequentemente postado em frente à área. Ou seja, uma linha de cinco jogadores com mais um sexto atleta postado da intermediária para trás. Com isso, esperou pelo Grêmio com uma barreira bem postada defendendo a meta de Fernando Miguel. E para atacar, apostou em tomadas de bola com lançamentos rápidos buscando Tiago Real e Dagoberto. Deu certo no primeiro tempo, com um belo gol de Kieza. E ainda com pênalti sofrido por Dagoberto que significou gol de Diego Renan. Ficou com um jogador a mais e administrou o jogo até o fim. 
 

Gol bizarro revive o Grêmio

Após um primeiro tempo muito ruim, o Grêmio acordou a partir de um gol bizarro. Aos 10 minutos do segundo tempo, Luan levantou na área uma bola que acabaria apenas com defensores do Vitória, mas o goleiro Fernando Miguel tentou rebater, acertou a bola na cabeça de Vítor Ramos e o destino final foi a rede. O lance reviveu o time gaúcho que passou a pressionar muito. 

Roger fica sem zagueiros e volta a improvisar

Ainda no primeiro tempo, Roger Machado ficou sem zagueiros. Não bastassem as lesões de Pedro Geromel e Wallace Reis, Bressan foi expulso. Novamente optou pela entrada de Marcelo Hermes e o deslocamento de Marcelo Oliveira para o centro da defesa. O time ficou exposto e teve muita dificuldade de conseguir criar. Deixou o campo vaiado. 
 

Mancini entra com três zagueiros

Formação pouco comum hoje em dia, o técnico Vágner Mancini optou pela utilização de três zagueiros. Foi Ramon que substituiu Marinho, que não jogou por questões contratuais. Com isso, o time visitante deu espaço ao Grêmio na construção de jogadas e passou a bloquear da intermediária para trás. 
 

Marinho fica fora do Vitória

Comprado pelo Vitória, um dos destaques do time não pôde enfrentar o Grêmio. Marinho não tece contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF em tempo de estar em campo. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 2 VITÓRIA 
Data: 23/06/2016 (Quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Auxiliares: Carlos Berckenbrock e Neuza Inês Back (ambos de SC)
Renda: R$ 352.108,00
Público: 14. 382 (total)
Cartões amarelos:  Vítor Ramos (VIT), Dagoberto (VIT), Euller (VIT), Thiago Real (VIT); Bressan (GRE), Ramiro (GRE), Marcelo Oliveira (GRE), Walace (GRE); 
Cartões vermelhos: Bressan (GRE)
Gols: Kieza, do Vitória, aos 25 minutos do primeiro tempo; Diego Renan, do Vitória, aos 31 minutos do primeiro tempo; Vitor Ramos, do Vitória, contra, aos 11 minutos do segundo tempo; 
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Fred, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro (Jaílson), Giuliano, Douglas (Negueba) e Everton (Marcelo Hermes); Luan.
Técnico: Roger Machado
 
VITÓRIA
Fernando Miguel; Ramon, Victor Ramos e Kanu; Diego Renan,  Amaral (Leandro Domingues), Willian Farias, Tiago Real e Euller (José Welison); Dagoberto (Marcelo) e Kieza.
Técnico: Vágner Mancini
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos