Topo

Santos busca liderança do Brasileirão após 10 anos contra carrasco gaúcho

Santos esteve na liderança do Campeonato Brasileiro pela última vez em maio de 2006 - Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE
Santos esteve na liderança do Campeonato Brasileiro pela última vez em maio de 2006 Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

29/06/2016 06h00

O Santos pode terminar a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro na liderança da competição. Para isso, o time de Gabigol, Lucas Lima e companhia precisa vencer o Grêmio nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena Grêmio, além de torcer por uma derrota do Palmeiras diante do Figueirense (na quinta) e por um empate ou derrota do Internacional contra o Flamengo.

Caso a combinação de resultados ocorra, o Santos voltará a liderança do Brasileirão após dez anos. Segundo o departamento de história e estatística do clube paulista, a última vez que o alvinegro praiano esteve na ponta da competição foi na quinta rodada do campeonato de 2006.

A equipe santista liderou a competição nas rodadas três, quatro e cinco. Na última partida em que esteve na ponta da tabela, o Santos venceu a Ponte Preta por 3 a 1, no dia 13 de maio de 2006, na Vila Belmiro.

Para voltar ao topo, o Santos não terá vida fácil pela frente. Isso porque o Grêmio historicamente é um carrasco para os santistas. Nos últimos dez jogos entre os dois times, por exemplo, o alvinegro praiano só venceu duas vezes.

No entanto, o Santos está confiante que pode voltar de Porto Alegre com uma vitória. Nos últimos seis jogos, a equipe santista venceu cinco e perdeu um. E vale ressaltar que duas das seis vitórias foram fora de casa – contra Santa Cruz e Fluminense.

“É uma alegria grande por tudo que temos feito estar em cima agora. Não é o que interessa a liderança agora, se chegar, muito bom, mas é importante chegar na rodada 38. Estamos fazendo a nossa parte”, afirmou o lateral Victor Ferraz.

“É muito difícil enfrentar o Grêmio, de qualquer jeito. Time de jogadores extremamente técnicos. Giuliano, Luan, Douglas... São jogadores renomados que não sentem a pressão de duas derrotas. São rodados. Costumo assistir muito jogos, adoro assistir, A, B, C, Paraíba... vi muitos jogos do Grêmio. Estamos preparados. Pessoal mandou vídeo pra gente, individual de quem vamos marcar, do elenco geral, estamos preparados”, completou.

Para o duelo contra o Grêmio, o Santos manterá a escalação que venceu o São Paulo por 3 a 0, no Pacaembu, na última rodada. Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Zeca; Thiago Maia, Renato; Lucas Lima, Vitor Bueno, Gabriel; Rodrigão.

O atacante Jonathan Copete foi regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pode fazer a sua estreia pelo clube paulista. No entanto, o colombiano ficará como opção no banco de reservas.