Topo

Fred reencontra Botafogo, sua vítima predileta na época de Flu

Fred reencontra o Botafogo, sua vítima predileta pelo Fluminense - André Yanckous/AGIF
Fred reencontra o Botafogo, sua vítima predileta pelo Fluminense Imagem: André Yanckous/AGIF

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

30/06/2016 06h00

“O Fred vai te pegar”. A música criada no período do Fluminense e cantada também pela torcida do Atlético-MG se encaixa perfeitamente nas partidas do centroavante diante do Botafogo, rival desta quinta-feira (30), às 21h (de Brasília), no Mineirão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 21 partidas contra o time de General Severiano (entre 2009 e 2016), todas pelo Tricolor carioca, ele balançou as redes em 14 oportunidades. É inegável que o faro de gol do camisa 99 fica mais apurado diante dos botafoguenses, mas nem o próprio atleta sabe a razão.

“Não tem motivo especial. Quando eu enfrentava o Botafogo lá (no Fluminense), era clássico. Então tinha algo diferente para os jogadores e para a torcida. E quando fiz gols no Botafogo, tive a mesma emoção de quando fazia em outros times”, afirmou.

Apesar da média de 0,67 gol a cada compromisso contra os cariocas, o jogador evita projeções no reencontro com a sua vítima predileta e prega respeito ao técnico Ricardo Gomes, seu adversário no período em que defendeu o Lyon, da França.

“Tenho muito respeito aos zagueiros do Botafogo e também com o treinador, que foi meu adversário na França. Lá, ele esteve sempre entre os melhores e montou times com boas defesas. Então sei que vou encontrar dificuldades”, declarou.

O histórico de Fred contra o Botafogo é muito bom. Ele estufou as redes do adversário em seis das oito temporadas que atuou pelo Fluminense. Só passou em branco em 2013 e 2014. O período de jejum corresponde a quatro jogos.

Mas se o retrospecto individual é favorável, o coletivo não aponta favoritismo. Mesmo com tantos gols anotados, o centroavante tem 46,03% de aproveitamento nos duelos. Foram oito vitórias, mesmo número de reveses e cinco empates.

Ficha técnica
Atlético-MG x Botafogo

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de junho de 2016 (quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP/Fifa)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

Atlético-MG
Victor; Patric (Carlos César), Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Júnior Urso, Eduardo (Lucas Cândido) e Juan Cazares; Clayton, Robinho e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Botafogo
Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Camilo, Pimpão e Neilton.
Técnico: Ricardo Gomes.