Topo

Entenda por que o jovem Gustavo Scarpa caiu de rendimento no Fluminense

Bernardo Gentile e Dassler Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

30/06/2016 07h12

Gustavo Scarpa não tem apresentado o mesmo nível nas atuações nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Claro que uma oscilação é normal na carreira de um jogador de futebol, mas existe um motivo específico que contribui diretamente para a queda de rendimento do camisa 40 no Fluminense.

O apoiador tem atuado no sacrifício, por conta de uma contusão no peito do pé esquerdo, gerada após um pisão no clássico com o Botafogo, no dia 29 de maio, exatos 30 dias atrás. Diante do Corinthians, também jogou com inflamação na garganta. 

Desde o problema contra o Botafogo, ele tem se submetido a sessões diárias de fisioterapia para ter condições de atuar. O apoiador não queria que a situação fosse exposta, tanto que mantém segredo por um mês. Segundo apuração do UOL Esporte, Scarpa não quer que o tema seja usado como desculpa, até porque considera outros fatores para explicar falta de grandes atuações.

Para uma cicatrização mais rápida, Gustavo Scarpa teria a opção de ficar de fora de alguns jogos e tratar a lesão. Ele, porém, virou a referência técnica do time após a saída de Fred e não quer deixar o time na mão. Por esse motivo, se esforça diariamente para entrar em campo, jogo após jogo.

Além disso, ele mantinha esperança de seguir apresentando o bom futebol do início do Brasileiro para uma improvável convocação para as Olimpíadas. Consciente, Scarpa tinha noção que não seria fácil ser lembrado nesse momento pela alta concorrência no setor. Ainda assim, se animou, assim como seu estafe, por estar na relação de 35 pré-convocados. 

Além do problema físico, Scarpa passou a ser mais visado pelos adversários. Contra o São Paulo, por exemplo, o apoiador praticamente não conseguiu respirar, já que os marcadores estavam sempre atentos ao camisa 40.

Com a derrota para o São Paulo, o Fluminense se mantém com 16 pontos e cai para a 16ª posição. O Tricolor volta a campo no próximo sábado, quando receberá o Coritiba no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.