Topo

Atlético-MG traça novo objetivo: fazer a melhor campanha como visitante

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2016 07h00

Em aproveitamento o Atlético-MG tem a quinta melhor campanha como visitante nesta edição do Campeonato Brasileiro. São seis pontos conquistados em 15 possíveis. Aproveitamento de 40% e pode subir nas duas próximas rodadas, contra Figueirense e Flamengo, partidas que vão ser disputadas em Florianópolis e Brasília, respectivamente. E é essa a nova meta estipulada pelo técnico Marcelo Oliveira.

Após conquistar 12 pontos em 12 possíveis na sequência de jogos em Belo Horizonte, o treinador alvinegro almeja um crescimento de desempenho fora de casa. Superar a barreira de 50% de aproveitamento nos jogos como visitante é o primeiro passo.

“A conta que faço básica, é você ter 75% dentro de casa e chegar pouco mais de 50 fora. Assim você está propenso a ganhar o campeonato. É isso que vamos buscar, mesmo sabendo que é muito difícil, pois todas as equipes usam muito bem o fator casa, assim como faz o Atlético”, explicou Marcelo Oliveira.

A melhor campanha do Atlético como visitante no Brasileirão de pontos corridos foi no ano passado, quando conquistou 28 pontos em 19 rodadas, com oito vitórias fora de casa. Superar a própria marca e terminar o Brasileiro como a equipe mais vitoriosa longe de casa é nova meta do Atlético.

Com a sequência de duas partidas fora de casa, contra Figueirense e Flamengo, o Atlético tem a chance de assumir o posto de melhor campanha como visitante. Porém, Marcelo Oliveira faz uma ressalva. O Atlético não vai encontrar facilidade, a começar pelo duelo deste domingo, com o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.

“A primeira coisa é lembrar que é jogo de futebol, não é lógica, não é uma matemática absoluta. Não é porque um venceu e outro perdeu que o resultado está definido. Vai ser um jogo extremamente difícil. Primeiro tempos que comemorar e a partir desta sexta vamos nos mobilizar totalmente, sabendo que o jogo lá será difícil. O adversário, que perdeu de goleada, precisa recuperar e vai lutar muito mais do que o normal”.

Neste Brasileirão, das cinco vezes que atuou como visitante, o Atlético foi derrotado somente pelo Internacional, no Beira-Rio. Curiosamente a única vitória fora de casa foi no Independência, no clássico com o América-MG, que teve mando do rival. As demais partidas longe de Belo Horizonte foram contra Atlético-PR, Vitória e Sport. Todas terminaram empatadas.