Corinthians admite usar Pato, que já pode assinar de graça com outros times

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

  • Mauro Horita/AGIF

    Alexandre Pato treina pelo Corinthians em janeiro: nova oportunidade?

    Alexandre Pato treina pelo Corinthians em janeiro: nova oportunidade?

A decisão ainda não está 100% tomada, mas o presidente Roberto de Andrade está disposto a propor a reintegração de Alexandre Pato ao elenco do Corinthians na próxima terça-feira. 

Diversos fatores têm amadurecido essa decisão por parte da direção corintiana, que espera ouvir do próprio Pato que ele está disposto a cumprir os últimos seis meses de contrato no Corinthians e se tornar reforço para o Campeonato Brasileiro. Há um detalhe importante: a partir desta sexta-feira, ele já está apto a assinar um pré-contrato com outra equipe para a temporada 2017, já que o vínculo atual expira em 31 de dezembro. 

Sem uma proposta de transferência em definitivo nas mãos para Alexandre Pato e convicto de que não fará um novo empréstimo após cedê-lo para São Paulo e Chelsea-ING, o Corinthians calcula os riscos que teria com a reintegração. 

No aspecto financeiro, depois de investir R$ 40 milhões que dificilmente irão voltar, o Corinthians só pondera que poderá ser novamente alvo de uma chuva de críticas em dezembro. O raciocínio dos dirigentes é que Alexandre Pato, atrás de um contrato importante para 2017, tem condições de fazer um grande Campeonato Brasileiro e deixar o clube a ver navios no fim da atual temporada.

No aspecto interno, há a impressão de que já não existe uma resistência interna grande a Pato no Corinthians. Seja de jogadores, como Guerrero, Emerson Sheik e até mesmo do goleiro Danilo Fernandes, ou do treinador Tite, cuja relação com o atacante terminou mal. O sucessor Cristóvão Borges já afirmou publicamente que se trata de um jogador especial e que ele estaria, a princípio, disposto a receber. 

Os dirigentes avaliam ainda o aspecto esportivo e entendem que Alexandre Pato pode dar grande contribuição ao Corinthians dentro de campo. Principalmente, suprir a maior carência do elenco, que é por um atacante fazedor de gols. Mesmo disposto a gastar, o clube enfrenta dificuldades no mercado por não identificar um centroavante acessível e interessante. Pato é visto como, no mínimo, uma solução paliativa para preencher esse espaço. 

A reapresentação de Pato era prevista para esta sexta-feira, mas o Corinthians atendeu a um pedido dele para que só retornasse na próxima semana. Como o elenco estará de folga na segunda, ele ganhou mais um dia de descanso para se juntar ao clube na terça. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos