Topo

'Fantasmas no Brasileiro' fazem Santos repensar contratação de ídolo Alex

Alex deve chegar ao clube para resolver problema das bolas altas e gols no final  - AP Photo/Gene J. Puskar
Alex deve chegar ao clube para resolver problema das bolas altas e gols no final Imagem: AP Photo/Gene J. Puskar

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/07/2016 06h00

O Santos está próximo de acertar a contratação do zagueiro Alex, campeão brasileiro pelo clube em 2002 e que encerrou o seu contrato com o Milan, da Itália. Inicialmente, a diretoria santista não achava necessário o retorno do ídolo, pois se tratava de um atleta caro para uma posição inchada no elenco. Hoje, o técnico Dorival Júnior conta com seis zagueiros.

No entanto, comissão técnica e diretoria santista estão preocupadas com alguns ‘fantasmas’ durante os jogos do time no Brasileiro – os gols sofridos por bolas aéreas e também nos minutos finais dos jogos.

Para eles, a experiência do zagueiro será determinante para que o time sofra menos gols em bolas alçadas na área.

Foram duas derrotas no final do jogo com gols de cabeça – contra Internacional e Atlético-PR. Além disso, foram mais três gols sofridos após cruzamentos na área, como o gol de Giovanni Augusto no clássico contra o Corinthians. O meia pegou a sobra após dois toques de cabeça na área do Santos (Felipe e Cristian) e marcou o gol da vitória aos 36 minutos do segundo tempo.

“Todos conhecem as qualidades do Alex. O período que ele ficou na Europa não foi por acaso. Ainda tem muita coisa para acontecer na carreira dele. É natural que o jogador fique mais experiente, um pouco mais ‘cancheiro’, por causa da vivência que teve. Passou por grandes clubes europeus. Você adquire uma grande condição. Amadurece em todos os aspectos”, disse Dorival Júnior.

A comissão técnica acredita que a experiência de Alex, 34 anos, também evitará que o time sofra este tipo de gol – nos minutos finais das partidas. O Santos sofreu 12 gols na competição, cinco deles foram após os 36 minutos do segundo tempo.

Por conta disso, a equipe santista empatou com o Figueirense (gol de Gustavo Hermel aos 46 minutos) e perdeu para Internacional (gol de Aylon aos 38 minutos), Corinthians (gol de Giovanni Augusto aos 36 minutos), Atlético-PR (Paulo André aos 43 minutos) e Grêmio (gol de Marcelo Hermes aos 44 minutos).

“Poderia ser talvez um pouco melhor (desempenho do Santos). Deixamos escapar pontos importantes nos cinco minutos finais e estamos pagando um preço muito alto. Mas dentro de uma naturalidade, o nível da exigência emocional física”, afirmou Dorival.

Alex está próximo de acertar o seu retorno ao Santos. A diretoria subiu a proposta pelo zagueiro e decidiu ultrapassar o teto salarial para repatriá-lo. O clube ofereceu pouco mais de R$ 300 mil mensais, além de luvas e bônus por metas alcançadas.

Para seduzir o zagueiro a ganhar bem menos do que recebia no Milan, cerca de R$ 1 milhão mensal, a cúpula alvinegra também ofereceu um contrato mais longo, entre três e quatros anos, para que o atleta possa encerrar a carreira no clube.