Topo

Uruguaio já iguala números de 2015 e se torna protagonista do Cruzeiro

Giorgian De Arrascaeta se tornou o nome do Cruzeiro nesta temporada - Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
Giorgian De Arrascaeta se tornou o nome do Cruzeiro nesta temporada Imagem: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/07/2016 16h00

Quando foi contratado, em janeiro do ano passado, por R$ 12 milhões junto ao Defensor Sporting, Giorgian De Arrascaeta tinha a incumbência de decidir pelo Cruzeiro. As atuações em sua primeira temporada, todavia, não convenceram. Em 2016, com pouco mais da metade dos jogos feitos na campanha anterior, o uruguaio já passa a ser o principal nome da equipe.

O protagonismo do meia-atacante é refletido na pontuação da equipe na tabela de classificação. A sua efetividade é tão grande que ele contribuiu diretamente em 71,42% dos pontos conquistados pelo time no Campeonato Brasileiro.

O dono da camisa 10 foi preponderante em quatro dos seis jogos que a equipe pontuou no torneio nacional. Ele deu um passe para Willian marcar na vitória contra o Palmeiras e arquitetou os gols de Alisson, Riascos e Bruno Rodrigo no triunfo diante do Atlético-MG. O jogador, de 22 anos, ainda marcou dois gols na goleada sobre a Ponte Preta e um no empate com o América-MG.

Giorgian De Arrascaeta só não apareceu ofensivamente no empate com o Figueirense e no resultado positivo frente ao Botafogo. No entanto, a eficácia nas demais rodadas do Brasileirão acarreta em elogios de Paulo Bento:

“A torcida e os jornalistas reconhecem mais a capacidade técnica do Arrascaeta, mas ele está demonstrando uma capacidade técnica e mental, com muito sacrifício em prol da equipe. Ele está jogando como meia, por trás dos atacantes. Creio que com o talento que tem, se mantiver essa capacidade, poderá ser um jogador com um rendimento extraordinário”, comentou.

Mas a qualidade do uruguaio não é constatada apenas nos jogos em que o Cruzeiro pontuou no Campeonato Brasileiro. Em 2016, ele disputou 24 partidas, deu cinco assistências e estufou as redes adversárias em oito oportunidades. O número de participações em gols é idêntico ao que conquistou durante toda a temporada anterior, quando disputou 43 compromissos. Na ocasião, ele fez nove gols e deu passe para outros quatro.

Participação de Arrascaeta nas vitórias do Cruzeiro
25/6/2016 – Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras (Participa do primeiro gol de Willian)
22/6/2016 – Ponte Preta 0 x 4 Cruzeiro (Autor de dois gols)
12/6/2016 – Atlético-MG 2 x 3 Cruzeiro (Participa dos três gols do Cruzeiro)
28/5/2016 – Cruzeiro 1 x 1 América-MG (Gol do Cruzeiro)

Ficha técnica
Cruzeiro x Vitória

Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 3 de julho de 2016 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE/Fifa)
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite (PE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)

Cruzeiro
Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan; Federico Gino, Lucas Romero e Bruno Ramires; Giorgian De Arrascaeta, Élber e Willian.
Técnico: Paulo Bento.

Vitória
Caíque; Victor Ramos, Ramon e Kanu; Diego Renan, Amaral, Willian Farias, Tiago Real e Euller; Dagoberto e Vander.
Técnico: Vagner Mancini.