Topo

À espera da semi: SP fecha pausa com 41% dos pontos, lesões e "reforços"

Cueva contratado - São Paulo/Divulgação - São Paulo/Divulgação
Cueva foi contratado, mas não pode jogar Libertadores
Imagem: São Paulo/Divulgação

do UOL, em São Paulo

04/07/2016 06h00

46 dias. Foi esse o intervalo de tempo entre a classificação sobre o Atlético-MG, nas quartas de final, e o dia em que o São Paulo se dá o direito de começar a pensar exclusivamente na semifinal da Copa Libertadores da América, na próxima quarta-feira, contra o Atlético Nacional, no Morumbi.

Esse período, apesar de dois “reforços”, não foi como Edgardo Bauza esperava, e ficou marcado por lesões preocupantes e mais tropeços do que vitórias no Campeonato Brasileiro.

Estacionado no Brasileiro - 41,6% no período

Centurion Lugano lamentam - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
São Paulo acumulou mais tropeços que vitórias no Brasileiro
Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Com quase dois meses de espera para a semifinal, era esperado que o São Paulo voltasse suas atenções para o Campeonato Brasileiro, certo? Bauza até que tentou, mas não teve muito sucesso.

Quase sempre com uma equipe mista em campo, até ganhou algumas partidas importantes, como o clássico contra o Palmeiras no Morumbi, mas tropeçou muito mais do que deveria, inclusive dentro de casa, e não teve evolução na tabela de classificação.

Após a partida contra o Atlético-MG, o São Paulo voltou a campo contra o Internacional, pela segunda rodada da competição nacional, e acabou derrotado no Morumbi, ficando na décima posição, com apenas três pontos conquistados.

De lá para cá, foram mais 11 jogos, sendo quatro derrotas, quatro vitórias e três empates, contabilizando apenas 41,6% de aproveitamento nesse período de espera, deixando o São Paulo com 18 pontos, adivinhem em qual posição... décima!

Lesões preocupantes

Kelvin lesão - Julia Chequer/Folhapress - Julia Chequer/Folhapress
Kelvin se lesionou diante do Sport, no Morumbi
Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Apesar de estar sempre preocupado em preservar seus jogadores, Bauza optou por escalar todos os titulares para o duelo contra o Sport, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi. Além do tropeço dentro de casa – um empate sem gols – , Kelvin, um dos principais jogadores do São Paulo, sofreu um estiramento na coxa e não estará em campo na próxima quarta-feira. Sua presença para o jogo de volta, na Colômbia, ainda é incerta.

Ganso lesão - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Ganso sentiu um problema na coxa na partida contra o Fluminense
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Se já não bastasse perder Kelvin para o duelo contra o Atlético Nacional no Morumbi, Bauza ainda teve outra baixa importantíssima. Contra o Fluminense, na 12ª rodada, a vitória até veio dentro de casa, mas Ganso, que entrou em campo apenas aos 15min do segundo tempo, também sofreu com um estiramento e tem tudo para não estar em campo na semifinal.

Ainda vale lembrar que Mena, lateral esquerdo, também sofreu um estiramento nesse período. No entanto, ele estava defendendo a seleção chilena na Copa América Centenária, já se recuperou e deve aparecer como titular no Morumbi.

Xerife ficou!

Maicon God Zaga - Divulgação - Divulgação
São Paulo divulgou um vídeo anunciando a permanência de Maicon
Imagem: Divulgação

Para não dizer que nada deu certo nesse período de espera, os torcedores tiveram um fato para comemorar. "Se é para o bem de todos e felicidade da nação tricolor, diga ao povo que fico". Foi com essa frase que Maicon, zagueiro, capitão e candidato a novo ídolo do time, anunciou em um vídeo que o São Paulo havia chegado a um acordo com o Porto para que ele continuasse no clube do Morumbi.

Segundo apurou o UOL Esporte, o Porto aceitou uma proposta envolvendo pagamento de 6 milhões de euros (R$ 22 milhões) e a cessão de 50% dos direitos econômicos dos jovens Lucão, zagueiro, e Inácio, lateral esquerdo.

Além de Maicon, o São Paulo ainda acertou a contratação do peruano Cueva. Apesar de já estar como titular no Campeonato Brasileiro, o meio-campista não poderá entrar em campo contra o Atlético Nacional, já que já disputou a Libertadores pelo Toluca, inclusive jogando contra o São Paulo pelas oitavas de final da competição.