Topo

Palmeiras estreia nova data do Nacional com 8 pendurados antes de clássico

Cuca admite que ainda não encontrou o padrão ideal para jogos fora de casa - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cuca admite que ainda não encontrou o padrão ideal para jogos fora de casa Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

04/07/2016 06h00

Enquanto sobra diante dos torcedores alviverde, o líder Palmeiras ainda pena para emplacar em territórios hostis neste Campeonato Brasieiro. Na noite desta segunda-feira, a partir das 20h (de Brasília), Cuca e companhia terão mais uma oportunidade para apagar a campanha ruim fora de casa: encaram o Sport, na Ilha do Retiro, pela 13ª rodada. Será o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro neste dia e horário.

Se como mandante são sete vitórias em sete partidas - 100% de aproveitamento - , a campanha longe da capital paulista preocupa. Em cinco partidas, o Palmeiras alcançou apenas quatro pontos (26,6%) dos quinze possíveis.

TABELINHA: PALMEIRAS É O MELHOR DO CAMPEONATO, MAS PRECISA SUPERAR DESCONFIANÇA FORA DE CASA, DIZ ERICH BETING

Os números geram questionamentos de Cuca e cobranças sobre os jogadores. O treinador até reuniu o elenco depois da derrota para o Cruzeiro, no sábado dia 25, para exigir mudanças longe do Allianz Parque.

O comandante não descartou até uma formação diferente da responsável por colocar o time na liderança do Brasileiro, sem um volante de ofício no setor de meio-campo - o jogador da posição entre os titulares, Jean, atua mais como lateral-direito.

"A gente só vai achar esse equilíbrio testando. Contra o Sport eu quero por essa nova ideia para testar o time fora de casa", declarou o treinador, ainda longe do equilíbrio desejado longe dos seus domínios.

"Busco no Palmeiras um equilíbrio, mas ainda não o encontrei. Contra o Cruzeiro, a gente vinha de boas atuações com aquela equipe. Jogando bem, eu sou obrigado a colocar aquela formação para jogar fora de casa, mas não deu certo. Tentei corrigir colocando um volante no segundo tempo, também não deu certo", acrescentou.

Além do alerta pelo retrospecto ruim longe de casa, o Palmeiras desembarca na Ilha do Retiro com outra preocupação: são simplesmente oito jogadores pendurados com dois cartões amarelos. O duelo seguinte ao desafio em Pernambuco é simplesmente contra o Santos, no Allianz Parque.

O lateral-esquerdo Zé Roberto, o zagueiro Edu Dracena, os meio-campistas Thiago Santos, Matheus Sales, Moisés e Tchê Tchê, e os atacantes Gabriel Jesus e Róger Guedes estão em risco de desfalcar o Palmeiras contra os santistas, no dia 12. Mais uma possível dor de cabeça para o treinador.

FICHA TÉCNICA
SPORT x PALMEIRAS

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 04 de julho de 2016 (segunda-feira)
Horário: 20h00 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Auxiliares: Alexandre Pruinelli Kleiniche e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (ambos do RS)

SPORT: Agenor; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely (Ronaldo), Rodrigo Mancha, Gabriel Xavier, Diego Souza e Rogério; Edmilson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean (João Pedro), Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Moisés e Tchê Tchê; Róger Guedes, Cleiton Xavier e Dudu; Gabriel Jesus.
Técnico: Cuca.