Topo

Reunião na CBF faz SP desistir de anular jogo, mas pode suspender árbitro

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

04/07/2016 17h28

A diretoria de futebol do São Paulo foi recebida nesta segunda-feira no Rio de Janeiro na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo presidente Marco Polo Del Nero e pelo presidente da comissão de arbitragem Sergio Corrêa, entre outros, e desistiu da ideia de pedir anulação da derrota para a Ponte Preta, domingo, por 1 a 0, baseado no que o clube argumenta ser um erro grave da arbitragem comandada por Vinicius Furlan.

Segundo membros da diretoria do São Paulo afirmaram ao UOL Esporte, a CBF classificou o incidente como grave, disse que o caso será estudado e comunicou que Furlan não será escalado enquanto não houver veredicto sobre a conduta da arbitragem na partida em Campinas. Procurada pela reportagem, a CBF confirmou a reunião, mas não confirmou a decisão sobre Furlan. O clube espera que o árbitro seja suspenso. 

O São Paulo foi representado na reunião pelo diretor executivo Gustavo Vieira de Oliveira e pelo diretor de futebol José Jacobson. A desistência do pedido de anulação da partida se deu porque o departamento jurídico do São Paulo, em acordo com outros membros da diretoria, chegou à conclusão que não conseguiria parecer favorável. 

O clube entrou com pedido por uma audiência na CBF ainda na noite de domingo, horas depois da derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta, partida em que o lateral esquerdo Matheus Reis foi expulso aos oito minutos de jogo por uma entrada em Matheus Jesus. Vinicius Furlan tirou o cartão amarelo e, minutos depois, quando a falta já havia sido cobrada, alterou a advertência e aplicou o cartão vermelho.

Na súmula do jogo, Furlan afirmou que mudou de decisão após ver a gravidade da lesão resultada da entrada de Matheus Reis sobre o adversário. Segundo o comentarista da ESPN e ex-árbitro Salvio Spinola, o caso configura um erro de direito de Furlan, por ter alterado uma decisão com o jogo já reiniciado, o que daria margem legal para a partida ser anulada.