Palmeiras pode perder meio time contra o Santos; veja as opções de Cuca

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

  • Cesar Greco/Fotoarena

    Cuca tem três desfalques certos para o clássico: Guedes, Jesus e Thiago Santos

    Cuca tem três desfalques certos para o clássico: Guedes, Jesus e Thiago Santos

Apesar da satisfação pela vitória por 3 a 1 sobre o Sport na noite de segunda-feira (4), Cuca voltou de Recife com problemas na bagagem. Para o clássico da próxima terça contra o Santos, no Allianz Parque, o treinador pode somar cinco desfalques, quatro deles fundamentais do líder do Campeonato Brasileiro.

Os titulares Gabriel Jesus e Róger Guedes, destaques da Série A depois de 13 rodadas, e Thiago Santos, que até improvisado na zaga atuou, estão fora do jogo. O trio recebeu o terceiro cartão amarelo na Ilha do Retiro.

Em contrapartida, Moisés e Tchê Tchê, peças-chave no dinâmico meio-campo armado pelo treinador – especialmente em partidas como mandante -, deixaram a partida lesionados e preocupam. O primeiro passará por exames nesta quarta-feira.

Independentemente do cenário – com a dupla ou sem -, Cleiton Xavier provavelmente retornará ao posto de titular. O camisa 10 entrou apenas no segundo tempo contra o Sport, mas Cuca sinalizara na semana passada que mudaria a equipe para atuar longe do Allianz.

Os problemas geram a necessidade de criarem-se alternativas. Com o elenco recheado, Cuca tem opções para manter o padrão de jogo em casa. O Palmeiras chega ao duelo paulista com 100% de aproveitamento como mandante após sete partidas.

Se os cinco não jogarem

Montagem UOL Esporte
Assim, Cuca segue com um ataque de mais movimentação

No pior dos cenários, Cuca poderia aproveitar da versatilidade de alguns nomes para manter o Palmeiras forte. O meio-campo, por exemplo, poderia contar com a experiência de Jean, que tem atuado como lateral direito, e a disposição do jovem Matheus Sales, ainda marcado por 'anular' Lucas Lima na decisão da Copa do Brasil do ano passado.

Com Jean no meio-campo, João Pedro surge como a principal opção na lateral direita. Fabiano, contratado para ser a opção direta no setor, não agradou na derrota para o Cruzeiro.

No ataque, o próprio treinador anunciou que conta com o retorno de Dudu, desfalque em Recife. Erik agradou a Cuca e tem chances de seguir. Rafael Marques, a um jogo de chegar a sete e ser impedido de atuar em outro clube na Série A, e Lucas Barrios também aparecem como opções.

Volta do centroavante?

UOL Esporte
Barrios atuaria como um '9' fixo; Cuca escalou o time assim no jogo contra o Atlético-PR

Com o paraguaio, Cuca voltaria a ter uma referência no setor ofensivo - Palmeiras tem trabalhado com Gabriel Jesus como 'camisa 9'. A entrada do camisa 8 significaria uma mudança na dinâmica do ataque, já caracterizado pela movimentação.

Com Erik no centro e Rafael Marques pela ponta, o padrão se aproximaria mais ao apresentado pela equipe de Palestra Itália desde o início do Campeonato Brasileiro.

Barrios atuou como titular apenas na primeira rodada da Série A, na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR.

Se Tchê Tchê e Moisés se recuperarem

Montagem UOL Esporte
Tchê Tchê e Moisés manteriam o padrão do meio-campo se jogarem na terça

Em caso da recuperação plena da dupla de meio-campistas, a estrutura palmeirense se mantém. Tchê Tchê e Moisés são os responsáveis por darem o dinamismo ao meio-campo e tratados como peças fundamentais no esquema do treinador.

Com os dois, além de Cleiton Xavier, Jean permanece na lateral-direita e formaria o setor defensivo. Vitor Hugo é titular absoluto, Mina agradou Cuca na estreia e Egídio terá mais uma semana para se recuperar de um abscesso no pé; Zé Roberto, titular em Pernambuco, se encontra de prontidão para atuar pelo lado esquerdo.

O ataque possui os cenários mais abertos. Mesmo com Tchê Tchê e Moisés em campo, três nomes disputam duas vagas (Erik, Rafael Marques e Lucas Barrios). Isso se Leandro Pereira, contratado recentemente, não for regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até a data do clássico.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos