Topo

Palmeiras pode perder meio time contra o Santos; veja as opções de Cuca

Cuca tem três desfalques certos para o clássico: Guedes, Jesus e Thiago Santos - Cesar Greco/Fotoarena
Cuca tem três desfalques certos para o clássico: Guedes, Jesus e Thiago Santos Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

06/07/2016 06h00

Apesar da satisfação pela vitória por 3 a 1 sobre o Sport na noite de segunda-feira (4), Cuca voltou de Recife com problemas na bagagem. Para o clássico da próxima terça contra o Santos, no Allianz Parque, o treinador pode somar cinco desfalques, quatro deles fundamentais do líder do Campeonato Brasileiro.

Os titulares Gabriel Jesus e Róger Guedes, destaques da Série A depois de 13 rodadas, e Thiago Santos, que até improvisado na zaga atuou, estão fora do jogo. O trio recebeu o terceiro cartão amarelo na Ilha do Retiro.

Em contrapartida, Moisés e Tchê Tchê, peças-chave no dinâmico meio-campo armado pelo treinador - especialmente em partidas como mandante -, deixaram a partida lesionados e preocupam. O primeiro passará por exames nesta quarta-feira.

Independentemente do cenário - com a dupla ou sem -, Cleiton Xavier provavelmente retornará ao posto de titular. O camisa 10 entrou apenas no segundo tempo contra o Sport, mas Cuca sinalizara na semana passada que mudaria a equipe para atuar longe do Allianz.

Os problemas geram a necessidade de criarem-se alternativas. Com o elenco recheado, Cuca tem opções para manter o padrão de jogo em casa. O Palmeiras chega ao duelo paulista com 100% de aproveitamento como mandante após sete partidas.

Se os cinco não jogarem

Palmeiras sem centroavante com os cinco desfalques - Montagem UOL Esporte - Montagem UOL Esporte
Assim, Cuca segue com um ataque de mais movimentação
Imagem: Montagem UOL Esporte

No pior dos cenários, Cuca poderia aproveitar da versatilidade de alguns nomes para manter o Palmeiras forte. O meio-campo, por exemplo, poderia contar com a experiência de Jean, que tem atuado como lateral direito, e a disposição do jovem Matheus Sales, ainda marcado por 'anular' Lucas Lima na decisão da Copa do Brasil do ano passado.

Com Jean no meio-campo, João Pedro surge como a principal opção na lateral direita. Fabiano, contratado para ser a opção direta no setor, não agradou na derrota para o Cruzeiro.

No ataque, o próprio treinador anunciou que conta com o retorno de Dudu, desfalque em Recife. Erik agradou a Cuca e tem chances de seguir. Rafael Marques, a um jogo de chegar a sete e ser impedido de atuar em outro clube na Série A, e Lucas Barrios também aparecem como opções.

Volta do centroavante?

Palmeiras com Barrios de centroavante e sem Tchê Tchê e Moisés - UOL Esporte - UOL Esporte
Barrios atuaria como um '9' fixo; Cuca escalou o time assim no jogo contra o Atlético-PR
Imagem: UOL Esporte

Com o paraguaio, Cuca voltaria a ter uma referência no setor ofensivo - Palmeiras tem trabalhado com Gabriel Jesus como 'camisa 9'. A entrada do camisa 8 significaria uma mudança na dinâmica do ataque, já caracterizado pela movimentação.

Com Erik no centro e Rafael Marques pela ponta, o padrão se aproximaria mais ao apresentado pela equipe de Palestra Itália desde o início do Campeonato Brasileiro.

Barrios atuou como titular apenas na primeira rodada da Série A, na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR.

Se Tchê Tchê e Moisés se recuperarem

Palmeiras com Barrios, Moisés e Tchê Tchê - Montagem UOL Esporte - Montagem UOL Esporte
Tchê Tchê e Moisés manteriam o padrão do meio-campo se jogarem na terça
Imagem: Montagem UOL Esporte

Em caso da recuperação plena da dupla de meio-campistas, a estrutura palmeirense se mantém. Tchê Tchê e Moisés são os responsáveis por darem o dinamismo ao meio-campo e tratados como peças fundamentais no esquema do treinador.

Com os dois, além de Cleiton Xavier, Jean permanece na lateral-direita e formaria o setor defensivo. Vitor Hugo é titular absoluto, Mina agradou Cuca na estreia e Egídio terá mais uma semana para se recuperar de um abscesso no pé; Zé Roberto, titular em Pernambuco, se encontra de prontidão para atuar pelo lado esquerdo.

O ataque possui os cenários mais abertos. Mesmo com Tchê Tchê e Moisés em campo, três nomes disputam duas vagas (Erik, Rafael Marques e Lucas Barrios). Isso se Leandro Pereira, contratado recentemente, não for regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até a data do clássico.